quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Amigos não se faz, reconhece-os...



Parque de Sheffield... (agosto/2009)

Sinto muita saudades dos amigos do Brasil, mas já sinto saudades dos amigos que agora tenho pelo mundo... Amigos que estiveram comigo durante algum tempo, mas que eu queria ter sempre comigo, embora saiba que não posso... Logo, guardo com carinho as lembranças dos muitos amigos que fiz pela vida.
Parafraseando o mestre Vinicius de Moraes - "amigos não se faz, reconhece-os".
Esse post é especial para os meus amigos que mesmo longe (ou próximos), permanecem conectados comigo!
;-)
Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que a paixão, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto a paixão tem intrínseca o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebam o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências… A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguirem frente pela vida.
(...)
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer…
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.
(Vinícius de Moraes)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um pedaço da Bahia na Inglaterra!!

Moqueca de Camarão na casa de Juliana, prepada por Fábio!
Motorista à esquerda....

Sivi e Juliana

Vista de Londres do London Eye

Meus dias na Inglaterra foram muito bons... O tempo estava ótimo e eu encontrei três baianos arretados pelo caminho! Me senti na Bahia em plena Inglaterra... Pense num povo gente boa!!!
;-)

Em Londres, eu encontrei os baianos Juliana e o primo dela, Sivilan. Nós rodamos o domingo inteiro da National Gallery ao London Eye, finalizando a noite no pub que trabalha o meu amigo Douglas, gaúcho e gremista. Em Londres pegamos um carro e subimos até Sheffield. Juliana me apresentou seus amigos e eu conheci mais baianos - Inês e Fábio - além de outros amigos brasileiros e ingleses. Na quarta, rolou até uma moqueca de camarão em Sheffield com azeite de dendê africano e vinho branco alemão... pense na internacionalização culinária! E ainda teve sobremesa: uma goiabada na quarta e uma cocadinha baiana na quinta. Por sinal, acho que depois da receita de Fábio, eu até vou me animar e tentar preparar uma moqueca à francesa qualquer dia desses.

Esse encontro inesperado com o povo e a culinária baiana aumentou ainda mais a minha saudades do Brasil, sobretudo, da espontaneidade do povo brasileiro... Acho que a gente pode se adaptar com uma outra cultura, fazer novos amigos e mudar a dieta (apesar da falta que o açaí e a farinha de puba me fazem), mas o que realmente me faz falta são as pessoas. Confesso que a gente se adapta também com a ausência, mas nunca se acostuma totalmente com a ausência de algumas pessoas. Uma música, uma canção, uma paisagem, um cheiro... poderão nos fazer voltar em algum momento que compartilhamos com essas pessoas tão especiais e de certa forma, sentir que sempre estarão conosco apesar do tempo e da distância como parte da nossa história.
Enfim, mesmo com saudades do Brasil, durante minha estadia no Reino Unido eu pude dizer:
Sorria, você está na Bahia!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O caminho de Santiago de Compostela...




Nos meus dias pela Espanha, eu tive a oportunidade de conhecer Santiago de Compostela... A cidade é muito bonita, com diversas igrejas e ruas estreitas e antigas! Mas o que mais me impressinou foi a quantidade de peregrinos de todas as idades. Vários peregrinos usam uma camiseta NO PAIN, NO GLORY - Caminho de Santiago. Eu fiquei pensando sobre isso... Por que a gente sempre acha que precisa sofrer? Trabalhar duro, é uma coisa, mas se impor um peso de sofrimente e stress é diferente. A felicidade acontece todos os dias enquanto perseguimos nossos objetivos, mas o melhor ainda é quando eles nos perseguem. Quando algo completamente inesperado acontece, muda tudo e nos faz muito feliz. Um novo emprego, uma cidade, um novo amigo ou um novo amor que simplesmente acontece.
Não consigo aceitar que é preciso sofrer para ser feliz... Mas acho que ficar um tempo consigo mesmo é fundamental, nos ajuda a refletir sobre o que somos, o que queremos e sobre a nossa perspectiva do mundo. Enfim, não precisa atravessar a Espanha até Santigo de Campostela, basta gastar mais tempo consigo mesmo e refletir um pouco mais sobre a vida...

Segue um pouco de história:

O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica at a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde se acredita estar o túmulo do apóstolo homônimo. Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém. Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón.

O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa. Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo. A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro originando o Caminho de Santiago de Compostela.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nas terras da Galícia...

Arsenal de Ferrol
Catedral de Lugo

Vista da Torre de Hercules - A Coruna


Aquarium - A Coruna



Calendario...


Igor e eu em A Coruna...

Finalmente entrei em recesso por duas semanas!!

Minha primeira parada foi a Espanha... A Galicia me surpreendeu! Tudo o que eu sabia era que por la ficava a famosa Santiago de Compostela. Na verdade, eu fui para a Galícia principalmente para visitar o meu amigo Igor, mas a região me surpreendeu com uma paisagem linda!!! Foram dias de sol maravilhosos... Eu conheci varias cidades - Ferrol, Sada, Doninos, A Coruna, Lugo, Santiago de Compostela.

O Igor é um daqueles amigos que foram capazes de atravessar o tempo... Um grande amigo durante o colégio, muitas vezes meu confidente, sempre me acompanhava até em casa depois da aula. Mas depois do colégio, me afastei um pouco dele, assim como das minhas outras grandes amigas - Dionara e Amanda. Reencontrar o meu amigo Igor depois de 10 anos foi voltar no tempo e sentir que alguns coisas não mudam, mesmo que a gente mude (e como a gente mudou)... Agora ele é pai da linda Sarah e tem uma vida na Espanha, mas era como se o tempo não tivesse passado para a gente, caminhando na beira da praia, era como refazer o caminho para minha casa depois da aula... O mesmo sorriso do Igor depois de tanto tempo, me fez relembrar dos meus sonhos de adolescente e do caminho que percorri para chegar até aqui. Me fez lembrar do que eu fui e pensar em quem eu sou... Reencontrar o Igor me fez lembrar que alguns amigos vão estar sempre guardados num lugar especial e podem voltar para a nossa vida quando a gente a mesmo espera e retomar o espaço que deixaram...
;-)

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
(Canção Da América)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Até logo Marseille...


Vista do Vieux Port e almoço no Palais du Pharo! (Marseille/France)

Então pessoal...
Como eu já comentei em outro post, em agosto a França pára em função das férias de verão. A Euromed fecha por duas semanas e mesmo que eu queira, não posso nem entrar no prédio para trabalhar sozinha. As minhas entrevistas também estão paradas, pois todas as pessoas que tentei contactar estavam de férias. Logo, eu também vou sair de férias!!
Vou para a Espanha, visitar um amigo que foi meu colega no segunda grau no Brasil e agora vive no norte da Espanha perto de Santiago de Compostela. Depois sigo para a Inglaterra...
Hoje a noite vou fechar o mochilão, organizar algumas coisas em casa e partir para novos destinos...
O tempo passou voando! Dia 9 de agosto completam oito meses que cheguei na França! Bem adaptada e feliz, tenho certeza que Marseille ficará com um pedaço do meu coração quando eu partir em janeiro de 2010.
Mas a pátria amada, será sempre mãe gentil... e eu voltarei para o Brasil com muitos sonhos realizados e muitas histórias na bagagem para terminar o doutorado e iniciar uma nova etapa da minha carreira!!! ;-)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Belle toute nue!

Ontem eu assisti um programa na televisão que me chamou a atenção! O nome é "belle toute nue"... ou seja, bela toda nua. O conceito do programa é muito interessante... Eles convidam para participar mulheres normais e que não estão satisfeitas com a sua aparência. O que não é difícil de encontrar.... mulheres com mais de 25 anos, com um bom trabalho, namorado, mas que não estão felizes com o espelho! Na verdade, a vida me ensinou que beleza é relativa. Como diria um velho ditado: a beleza está nos olhos de quem vê e é fato!! Mas enfim, seguindo a explicação...

Bom, aí um estilista ajuda essas mulheres a se aceitarem e escolherem o estilo certo! Detalhe, quase todo o programa elas ficam somente de langeri, de fato, a relação dos europeus com o corpo é muito diferente da nossa. Acho as brasileiras mais sensuais, mas as francesas são muitas mais tranqüilas em mostrar o corpo (ainda não me acostumei com o topless e todo mundo que eu converso acha que no Brasil isso é prática comum....)

No começo do programa ele tira uma foto delas (de sutiã e calcinha, sem mostrar o rosto), coloca num outdoor e faz entrevistas com as pessoas na rua sobre a foto. Passado o choque de se verem tão expostas, ele faz a transformação. O grande questão não é perder peso, mas sentir bem com o peso que se tem e escolher o que realça os pontos positivos. Por exemplo, eu jamais me atrevo a usar uma blusinha curta e muito justa, mas adoro um vestido mais soltinho, que me deixa feminina e sensual! O lance é saber o que você pode ou não mostrar. Mesmo uma modelo alta e magra, nem tudo ficará bem nela.

Depois da transformação completa: cabelo, maquiagem, langeri e estilo - elas tiram uma nova foto completamente nua, claro, sem mostrar nada, mas mostrando tudo! E o resultado é impressionante... Eu não participaria do programa, mas gostei do lance de mostrar que você não precisa ser "perfeita" para se sentir bonita e sensual. No fundo, tudo é uma questão de estratégia, conheça seus pontos fortes e fracos para usá-los a seu favor! Acho que isso é muito mais uma questão de atitude interior do que beleza externa.

Com alguns quilinhos a mais ou a menos, muito alta ou muito baixa, muito seio ou pouco seio, bunda grande ou quase sem bunda... pouco importa!!! Cuida-se para se sentir linda e de bem consigo mesma... escolha as roupas certas, uma maquiagem leve, belos acessórios.... e principalmente, cuide do seu interior!!! Como diria Salomão, a beleza exterior é passageira, mas as virtudes de uma mulher, isso sim a fazem realmente especial no Brasil ou na França! ;-)

PS: Desculpe meninos, mas esse post foi especial para as meninas. Por outro lado, é sempre bom vocês saberem que toda mulher adora ser chamada de LINDA!!!