Vista de uma cela, no final do corredor dos esquecidos!
Depois de duas segundas viajando e outras duas sem atividade, essa semana consegui ir no grupo de estudos biblícos de universitários (GBU). Esse ano estamos estudando o livro de Romanos e na última reunião discutimos o capítulo 4. Gosto de ler a Bíblia em francês porque muitas vezes a intensidade do significado é diferente. Entre os textos que lemos me chamou a atenção uma frase: "Espérant contre toute espérance...." (Romanos 4.18). Mas afinal, o que é esperar contra toda a esperança? Esperar pelo quê? Que tipo de esperança é essa seria tão forte, que mesmo diante de todas as circustâncias contrárias simplesmente nos leva a esperar? Na carta aos Romanos, Paulo cita o patriarca Abraão, que creu em uma descendência numerosa mesmo sem filhos e com uma idade avançada!
Nessa mesma semana eu fui visitar o Château d´If, uma fortaleza edificada no século XVI numa pequena ilha próxima à Marseille. Inicialmente, a château tinha como finalidade proteger a cidade, mas acabou se tornando uma prisão "especial". Os presos do Château d´If normalmente eram políticos ou membros da nobreza. Além de ser uma edificação muito interessante, o Château d´If tornou-se fomaso através do livro "O conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas. A história é fictícia, mas há quem pense que realmente aconteceu... Na cela em que as várias versões do filme foi gravada, tem uma televisão com as cenas que se passam lá.
De qualquer forma, eu falo tudo isso para continuar minha reflexão... Edmond Dantes se manteve vivo com a esperança de um dia sair e fazer justiça. Ele esperou dias, semanas, meses, anos... Mas eu sigo me perguntando: o que move uma pessoa esperar contra toda a esperança pela liberdade, pela realização de um sonho ou seja lá pelo que for? o que alimenta essa esperança?
A Bíblia diz que é a fé... a certeza das coisas que não vemos, mas esperamos (Hebreus 11.1). Contudo, muitas vezes é difícil ter fé, ou ainda, como é difícil entender pelo que devemos esperar contra toda a esperança. Mas foi por esse tipo de esperança que muitos se mantiveram vivos no Château d´if, mesmo aqueles que aguardavam no corredor dos esquecidos e que jamais sairam daquela ilha, ou outros que por algum milagre encontrar a libertade.
Então, deixo a pergunta para vocês: pelo que você espera contra toda a esperança?? ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário