segunda-feira, 29 de junho de 2009

Madri, uma cidade com alma!!









Me encantou Madri...
Passei o final de semana por lá, apenas dois breves dias... mas muito bem aproveitados pelas ruas encantadoras de Madri... Para muitos a cidade não tem muito para oferecer, mas para mim belos prédios, ruas amplas, parques maravilhosos, um palácio real e dois museus extraórdinários com acervo permanente de Picasso, Salvador Dalí, Miró, Goya, El Greco... e uma agitada vida noturna que inclui Tapas e Paella!

Em Madri, eu experimentei as famosas tapas, fui no museu do presunto (acreditem, lá o presunto é coisa séria) e fechei o domingo com uma paella, quem me conhece um pouco mais sabe que eu adoro comer e preparar risotos de frutos do mar. Modestia a parte, acho até que já virou minha especialidade! ;-)

O legal desse final de semana é que tive um tempo só pra mim... embora eu tenha muito disso pela Europa, esse final de semana foi diferente... eu estava sozinha, numa cidade totalmente desconhecida. Na verdade, no sábado a noite eu saí para conhecer parte da cidade com dois amigos espanhóis de uma amiga. Foi muito bom, pois eles me levaram para lugares típicos, mas não tão turísticos.

Enfim, descobrir a alma de Madri foi fascinante...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Quatro continentes na minha casa!!







Hoje eu fiz um jantar na minha casa de despedida para dois amigos... Guillame, da Costa do Marfim e Paulina, do México. Meu studio é pequeno, logo, as festa são restritas a seis ou sete convidados... hehehe A intenção foi reunir alguns amigos muito queridos pra mim... A tarde eu estava conversamos sobre o "vai e vem" de pessoas na Euromed com uma amiga. Ela conhece pessoas de muitos países, mas essas pessoas estão partindo o tempo todo. Não quero nem pensar na hora de dizer adeus... Sei que a França é temporárea na minha vida, mas tenho vários amigos, como a Elizabeth, que eu gostaria que continuasse comigo. Realmente, vai ser difícil dizer "au revoir"...

De volta ao jantar...
Eu fiz meu prato preferido na França - risoto de camarão!! Tomamos um vinho chileno muito bom, presente de uma amiga chilena... E ainda tinha "romeu e julieta" de sobremesa (goiabada brasileira e queijo brie francês!).

Na verdade, foi a noite das misturas... Na hora da foto descobrimos que éramos de seis países diferentes, representantes de quatro continentes!!! Brasil, México, Inglaterra, Costa do Marfim, Índia e França... Viva a internacionalização ;-)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Fête de la Musique...







A festa da música na França é TUDO DE BOM! A França é só alegria dia 21 de junho... Esse dia é também o mais longo do ano e os franceses vão para as ruas para ouvir música. Adorei!!!
Em Marseille havia concertos gratuitos por toda a parte, dos mais diversos estilos musicais - grupo de música medieval, mexicanos em cima de um carro de som, orquestra filarmônica, etc, etc, etc.

Neste domingo, eu também recebi a visita de um amigo do Brasil, Douglas Simon, e saimos para eu mostrar um pouco de Marseille e passear pelas ruas do Panier, o bairro mais antigo de Marseille que oferecia inúmeras atividades nesse dia. Por sinal, ele se encantou com o clima e as belezas naturais de Marseille, mas é difícil não gostar de Marseille.... hehehehe ;-)

Fechamos a noite com chave de ouro num concerto de música clássica... depois de um dia agitado e cheio de música! Não tem como ficar triste na festa da música! Cansada, mas feliz... voltei para casa para iniciar uma nova semana de trabalho por aqui.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A vida é feita de escolhas....





Fotos: Deise Ferraz

Eu sei que issa frase é meio batida... mas é fato, a vida é feita de escolhas e às vezes essas escolhas são muito difíceis de serem feitas.

As escolhas passam pelas decisões mais simples da vida como a mudança de um hábito - sair para caminhar, acordar mais cedo, comer menos - até decisões complexas, como a escolha de um tema de tese, a escolha de uma casa e de um casamento. Nunca é fácil decidir, lembrando sempre que por trás de uma escolha, um mundo de outros acontecimentos se desencadeiam! Você nunca saberá como teria sido o caminho A ou invês do B. Então, quando escolho um caminho, penso que foi a melhor decisão e que tudo tem um propósito cedo ou tarde.

Engraçado que algumas coisas a gente escolhe, outras acontecem... Eu escolhi vim pra França, eu escolhi meu orientador... Aconteceu, o meu lugar para morar, os amigos que fiz por aqui... enfim... Vou reformular a frase: A vida é feita de escolhas e acontecimentos!!! hehehe Porque muitos acontecimentos realmente nos surpreendem e nos fazem felizes.

Poucos dias atrás eu me debatia com a minha tese de doutorado exatamente por isso... eu queria abraçar o mundo, fazer uma tese que precisaria de anos e eu só tenho 1 ano e meio. Aos poucos, meus orientadores foram me ajudando a escolher o problema, a questão, o objetivo, as teorias, o método.... e agora estou no campo!! Precisando fazer novas escolhas.... puxa, quando isso vai acabar? Bom, o doutorado eu sei que até março de 2011 eu tenho que terminar! Mas as escolhas que tenho que fazer na vida, essas nunca tem fim... ou melhor, elas tem um fim, no fim da vida!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A arte do desapego...


Acho que morar fora me ajudou a desenvolver a arte do desapego!!

A gente se apega a uma mesma rotina
A gente se apega ao mesmo caminho
A gente se apega a um restaurante e ao lugar do happy hour de sexta
A gente se apega a encontrar os mesmos amigos nos mesmos lugares
A gente se apega aos planos perfeitos
A gente se apega a pessoas que não nos fazem bem e a comodidade de algumas relações
A gente se apega a uma casa e ao pequenos detalhes que a deixam com a nossa cara
A gente se apega as roupas e aos brincos que nos acompanharam por anos
Como a gente se apega...
A gente se apega a tanta coisa, que corremos o risco de perder o sentido do que realmente importa!
Enfim, mas de longe tudo pode ter outro sentido...
Os restaurantes são desconhecidos
A casa é menor e temporárea
Os planos mudam o tempo todo
As pessoas entram na minha vida com data marcada para sair
As roupas não cabem na mala, muito menos os amigos :(
Desapegar-se é uma arte, mas acho que quando a gente aprende, talvez comece a sofrer menos com as mudanças que ocorrem o tempo todo e quando a gente menos espera!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Picnic na la plage du Prophète...




Ontem eu fui para um picnic com o pessoal do GBU na la plage du Prophète, perto do centro de Marseille. O GBU eh legal pq tem varios estrangeiros, mas sempre falamos em frances. No picnic estavam dois africanos, duas alemas, uma brasileira e uma francesa. O fim da tarde na praia sempre me encanta... Essa eh uma das coisas que eu mais gosto em mais Marseille - a praia!! Por sinal, acho que domingo depois do culto vou pegar um sol na praia... porque normalmente o mar aqui eh muito gelado.

Minha tese ganhou forma nos ultimos dias com a chegada do Prevot!! Acho que vai me dar mais trabalho do que eu pensava... mais c'est la vie!!! Desafios sempre me estimulam... o problema eh quando sao muito elevados, ai a gente se estressa. Como quando eu tinha que fazer a prova da Alianca Francesa e sabia que meu frances era quase fraco para a exigencia da prova... naquelas 4 semanas, eu vivi um misto de ansiedade e impotencia. Estudei, mas sabia que eu nivel possivelmente era insuficiente. Mas esses dias encontrei um amigo em Grenoble e ele me disse que quase todos os doutorandos que ele conheceu passaram apertados na prova ou repetiram. Logo, estou no lucro!! De qualquer forma, falar em portugues com meu orientador facilita muito. Pensei em falar em frances ou ingles para praticar, mas pra que complicar. Ele prefere falar em portugues para ser mais direto, alors... on parle en portugais!!

PS: Eu nauh estou usando acentos, pq estou usando um note com teclado em espanhol.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Manuscrito...




Imagens de Porto (junho de 2009)

Desiderata...
Passa serenemente entre o ruído e a pressa, e lembra-te da paz que pode haver no silêncio.
Tanto quanto possível, sem te rebaixares, mantém boas relações com toda gente.
Diz o que pensas cortês e claramente, e escuta os outros, mesmo os aborrecidos e os ignorantes, também eles têm a sua história.
Evita pessoas espalhafatosas e agressivas, são desgastantes para o espírito.
Se te comparares com os outros, arriscas-te a tornares-te vaidoso ou amargo, pois sempre haverá quem seja melhor ou pior que tu.
Alegra-te com teus sucessos e também com teus projetos.
Mantém o interesse pela tua profissão, por humilde que seja: é um verdadeiro patrimônio nas fortunas inconstantes do tempo.
Age com prudência nos teus negócios, porque o mundo está cheio de ciladas; mas não deixe que isso te cegue para a virtude que também existe; muita gente luta por nobres ideais, e por todo lado a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo, sobretudo não finja nos afetos.
Não sejas cinico a cerca do amor, porque mesmo em face de toda a aridez e desencanto ele é tão perene como a relva. Aceita de boa mente o conselho dos anos, desprendendo-te com o sorriso das coisas da juventude.
Cultiva a força de espírito para te protegeres contra as desventuras inesperadas. Mas não te atormentes com idéias sombrias, muitos medos nascem da fadiga e da solidão.
Para lá duma sã disciplina, sê paciente para contigo. És um filho do universo, e como as árvores e as estrelas, tens direito a estar aqui.
E quer isso seja claro ou não para ti, sem dúvida o universo vai evoluindo como deve. Portanto estejas em paz com Deus, seja como for que O concebes.
E sejam quais forem os teus trabalhos e aspirações, em meio da barulhenta confusão da existência, mantém a paz no teu espírito.
Com todas as suas vicissitudes, frutações e sonhos despedaçados, é ainda assim o mundo maravilhoso.
Sê alegre.
Esforça-te para seres feliz.
(Manuscrito de 1692 encontrado na antiga igreja de São Paulo / Porto, Portugal)