quarta-feira, 3 de junho de 2009

Manuscrito...




Imagens de Porto (junho de 2009)

Desiderata...
Passa serenemente entre o ruído e a pressa, e lembra-te da paz que pode haver no silêncio.
Tanto quanto possível, sem te rebaixares, mantém boas relações com toda gente.
Diz o que pensas cortês e claramente, e escuta os outros, mesmo os aborrecidos e os ignorantes, também eles têm a sua história.
Evita pessoas espalhafatosas e agressivas, são desgastantes para o espírito.
Se te comparares com os outros, arriscas-te a tornares-te vaidoso ou amargo, pois sempre haverá quem seja melhor ou pior que tu.
Alegra-te com teus sucessos e também com teus projetos.
Mantém o interesse pela tua profissão, por humilde que seja: é um verdadeiro patrimônio nas fortunas inconstantes do tempo.
Age com prudência nos teus negócios, porque o mundo está cheio de ciladas; mas não deixe que isso te cegue para a virtude que também existe; muita gente luta por nobres ideais, e por todo lado a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo, sobretudo não finja nos afetos.
Não sejas cinico a cerca do amor, porque mesmo em face de toda a aridez e desencanto ele é tão perene como a relva. Aceita de boa mente o conselho dos anos, desprendendo-te com o sorriso das coisas da juventude.
Cultiva a força de espírito para te protegeres contra as desventuras inesperadas. Mas não te atormentes com idéias sombrias, muitos medos nascem da fadiga e da solidão.
Para lá duma sã disciplina, sê paciente para contigo. És um filho do universo, e como as árvores e as estrelas, tens direito a estar aqui.
E quer isso seja claro ou não para ti, sem dúvida o universo vai evoluindo como deve. Portanto estejas em paz com Deus, seja como for que O concebes.
E sejam quais forem os teus trabalhos e aspirações, em meio da barulhenta confusão da existência, mantém a paz no teu espírito.
Com todas as suas vicissitudes, frutações e sonhos despedaçados, é ainda assim o mundo maravilhoso.
Sê alegre.
Esforça-te para seres feliz.
(Manuscrito de 1692 encontrado na antiga igreja de São Paulo / Porto, Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário