quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Trabalho de campo na Serra Gaúcha...

Vinhedos em Bordeaux, França (abril/2009)

Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Brasil (novembro/2008)

Essa semana iniciei minha coleta de dados no Brasil: cinco dias de entrevistas na serra gaúcha! O clima não ajudou muito! Muita neblina, muita chuva, muito frio... combinam muito bem com uma deliciosa taça de vinho.

Os vinhedos sempre me impressionaram pela sua incrível de renovação. Durante o inverno são plantas secas, parecem sem vida alguma... É quase triste olhar os parreirais durante o inverno. Mas começa a primaveira e surgem as primeiras folhinhas verdes!! Então, chega o verão e os vinhedos estão carregados de seus frutos. No fim do verão é tempo de iniciar a colheita das uvas. Acho que muitas pessoas tem a mesma capacidade de renovação dos vinhedos. Passam por estações de inverno e a vida parece secar... mas logo vem a primavera e a vida floresce de novo.
Além disso, para um bom vinho, as uvas devem ser colhidas no momento certo para cada finalidade. Nem antes, nem depois... Para vinhos mais doces, uvas mais maduras. Para vinhos mais secos, uvas no ponto (nem maduras demais, nem verdes). Na verdade, uvas verdes são sempre um grande problema para o processo de vinificação. As uvas precisam ser colhidas no momento exato para garantir um bom vinho, ou pelo menos honesto, pois para um grande vinho, dependemos de um bom solo, do clima e do cuidado durante ano todo.
Enfim, escolha bem o solo, cuide dos parreirais, conte com a sorte para um bom clima e colha as uvas no momento certo!!
Um brinde ;-)

Um comentário:

  1. Como sempre vc consegue descerver de uma maneira poética e belissima coisas que passam as vezes despercebidas no nosso cotidiano... Adoro tuas palavras!

    Beijo cheio de saudade...

    ResponderExcluir