sábado, 3 de julho de 2010

Regresso...

Pés no caminho (Valência, dezembro de 2009)


Quase seis anos atrás ele veio morar conosco. Ocupou o quarto de hóspedes, que hoje tem a sua cara. Ainda me lembro da falta que sentia dos amigos e da família nos primeiros meses. Embora soubesse que a solidão seria parte do processo, foram tempos difíceis. Estava em família, mas não na sua família. Fazia novos amigos, mas havia deixado aqueles com quem compartilhou toda a vida até então. Precisou crescer, se adaptar, amadurecer. Para mim, tornou-se o irmão que não tive. Companheiro nos mais variados programas: cinema, teatro, lanches eventuais nos finais de semana, formaturas e casamentos.

O tempo passou e ele fez da nossa casa, a sua casa também. Criou vínculos e os novos amigos se tornaram cada vez mais próximos, quase irmãos. Se apaixonou algumas vezes, sofreu com os desencontros da vida... mas finalmente encontrou alguém para amar. Então, já era o momento de voltar. Precisava cumprir a promessa de que sua estada em terras distantes seria apenas uma etapa da sua formação profissional.

No fundo, ele já não sabia mais se queria voltar. Seu coração não era mais do norte, nem do sul. Sentia-se com duas casas. Estando no norte, sentiria saudades do sul. Estando no sul, sentiria saudades do norte. Mas decidiu partir para cumprir sua promessa  e fez uma nova promessa: "Eu volto pra te buscar!" Carro lotado, coração apertado, ele partiu para cruzar o Brasil na esperança de um novo eldorado. Nessas contradições da vida, regressou com a promessa de voltar...

"A vida não é brincadeira, amigo
A vida é arte do encontro
Embora haja tanto desencontro pela vida
Há sempre uma mulher à sua espera
Com os olhos cheios de carinho
E as mãos cheias de perdão
Ponha um pouco de amor na sua vida
Como no seu samba..."
Composição: Vinicius de Moraes / Baden Powell

Nenhum comentário:

Postar um comentário