Um blog despretensioso sobre as histórias e as reflexões de uma professora de Administração, que estudou as estratégias do delicioso mundo do vinho no Brasil e na França. Aqui você vai encontrar minhas reflexeções sobre minha vida de professora, pesquisa, viagens, vinhos, enfim... Mas ATENÇÃO! Não me leve tão a sério... Qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Caminhos me levem....
terça-feira, 28 de julho de 2009
Luz no fim do túnel!!!
Sempre há uma luz no fim do túnel...
Na verdade, essa foto é na saída de uma estação de metrô em Marseille. Essa é uma coisa que eu vou sentir falta: sentir o vento fresco na saída da estação! Adoro sentir esse leve vento. Quando a escada rolante vai chegando na superfície e a gente sente uma brisa no rosto. Eu costumo fechar meus olhos e desfrutar dos poucos segundos de prazer que essa brisa me dá. Certamente é um dos pequenos prazeres da vida... Tudo bem, meio maluco... mas cada um tem os seus pequenos prazeres! ;-)
Sempre me lembro de um texto da Bíblia sobre o profeta Elias e a presença de Deus na leve brisa. Elias esperava que Deus estivesse nos grandes movimentos da natureza, mas não! Deus estava na brise suave que refrescou o rosto de Elias quando ele mais precisava de uma direção.
Acho que isso também reflete bem que as coisas acontecem quando a gente menos espera, onde a gente menos espera! Às vezes quem a gente menos espera permance do nosso lado quando mais precisamos de apoio... De fato, Deus sempre manda uma brisa suave para nos mostrar que Ele está conosco no Brasil, na França, aonde quer que estivermos.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Vôlei de Praia e Festa do Vinho...
sábado, 25 de julho de 2009
Fogo em Marseille!!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Petit Gâteau só no Brasil...
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Diário de Campo!!
Estou naqueles dias em que a gente pensa... Pará o mundo que eu quero descer! Quero voltar para minha casa, circular nos lugares conhecidos, falar português com todo mundo, comer a comida da minha mãe, discutir assuntos sérios e futilidades com meu pai, tomar uma polar na cidade baixa ou um vinho chileno com meus amigos.
Passei dois dias coletando dados e cheguei em casa no final do dia realmente cansada!! Um dia em Montpellier e depois em duas cidades diferentes no Vallée du Rhône. Por fim, queria ir numa terceira, mas fazer 200 Km em 2 horas foi impossível e eu tive que remarcar a última entrevista do dia para a primeira semana de agosto. Com toda a pressão do tempo e da grana contada (pois tenho que alugar carro e os euros dessas viagens saem do meu bolso e não tem sido barato), eu me desanimo às vezes. Reclamações a parte... Passei por lugares lindos, descobri coisas interessantes, consegui novos contatos, degustei bons vinhos, até passei pela praia de Montpellier...
Assim... só me resta cantar...
http://www.youtube.com/watch?v=RY_NQZyBc3g
Three Little Birds
Gilberto Gil
Composição: Tom Makaay
Não se preocupe com as coisas
Porque cada pequena coisa ficará bem
Não se preocupe com as coisas
Porque cada pequena coisa ficara bem
Levante-se esta manha
Sorrindo com o raio de sol
Três pequenos pássaros
Pousando no degrau da minha porta
Cantando doces canções
De melodias puras e verdadeiras
Dizendo, esta é minha mensagem para você:
Não se preocupe com as coisas
Porque cada pequena coisa ficará bem
Não se preocupe com as coisas
Porque cada pequena coisa ficara bem
sexta-feira, 17 de julho de 2009
O que mudou...
Eu hoje joguei tanta coisa fora
Eu vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias gente que foi embora.
A casa fica bem melhor assim
O céu de ícaro tem mais poesia que o de galileu
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Querendo ver o mais distante e sem saber voar
Desprezando as asas que você me deu
Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
Mas de bailarinos
E de você e eu.
...
Adoro essa música dos Paralamas do Sucesso (Tendo a lua)! Às vezes é preciso jogar muitas coisas fora para se sentir melhor consigo mesmo... sobretudo sentimentos que não nos fazem bem, preconceitos que nos impedem de estabelecer novas relações e julgamentos baseados na nossa visão de mundo.
Eu não tenho como avaliar se mudei e o que mudei desde que cheguei aqui... Mas sei que mudei! Joguei muitas coisas fora e peguei outras pelo caminho.
Fisicamente sou praticamente a mesma, alguns vestidos mais curtos, cabelos mais compridos.... Queria perder uns quilinhos (ainda não perdi a esperança), mas por enquanto sigo com as curvas que Deus me deu... hehehe
Culturalmente, o velho mundo me tornou uma pessoa muito mais rica... Museus, igrejas, restaurantes.... a história impressa nos prédios e a diversidade cultural circulando por toda parte.
Emocionalmente, acho que perdi alguns medos, pois descobri que o ser humano tem uma capacidade incrível de adaptação. Fiz novos amigos de diferentes nacionalidades... Alguns amigos do Brasil se tornaram ainda mais próximos, outros se afastaram (natural, a distância tem dessas coisas) e outros seguem comigo mesmo de longe, com breves emails, comentários no blog e scraps carinhosos.
Sigo vivendo as contradições humanas... Tem dias que a saudade chega doer e eu quero atravessar o oceano nadando (o que seria um desastre porque eu nado muito mal). Tem dias que fico triste quando penso que na minha partida e que a França é uma curta fase da minha vida. De qualquer forma, é delicioso estar aqui, será delicioso voltar para o Brasil.... Aqui ou ali, viver tem sido uma delícia.