Quando cheguei aqui, descobri que a cigarra é um dos símbolos da Provence e não entendia muito bem o porquê! Agora que o verão chegou, eu sei... Elas não parám de cantar, na verdade, o macho não pará de cantar para atrair a fêmea!! É o canto do acasalamento... hahaha No começo era quase irritante, mas depois de alguns dias meu ouvido se acostumou ao barulho incessante das cigarras francesas. A gente se acostuma com tudo na vida!!
A Provence tem alguns pontos em comum com Brasília: o clima quente e seco, a terra vermelha e as cigarras. Elas começam a cantoria assim que o inverno vai embora e o calor ganha terreno. A presença desses insetos é tão forte que ele virou um dos símbolos da região como a oliveira e a lavanda. Basta uma rápida volta pela cidade para encontrar cigarras de todos os tipos e tamanhos. As mais comuns são em cerâmica pintadas à mão como esta mostrada na foto. Além das cores provençais alguns modelos reproduzem o canto que é utilizado pelo macho para atrair a fêmea da espécie (Blog: Persa Brasileiro na Provence).
Eu acho que o sul da França é o nordeste do Brasil... Praias lindas, gente tranqüila, buscando qualidade de vida e tentando aproveitar ao máximos os dias de verão. Os franceses do norte e do sul têm uma disputa entre eles... Os franceses do norte acham que os franceses do sul trabalham pouco e só querem aproveitar a vida, como a cigarra. Da mesma forma que os brasileiro do sul e sudeste acham que os nordestinos só querem saber de praia.
Honestamente, não sei se existe alguém certo ou errado nessa história. No momento, eu estou procurando o equilíbrio, o ponto ótimo entre lazer e trabalho. Acho que não adianta passar o verão inteiro trabalhando para poupar para o rígido inverno, mas também não dá para cantar o tempo todo e morrer de fome no inverno. Há que se saber aproveitar as coisas da vida, sem esquecer que trabalhar é parte da nossa existência. Há que se trabalhar, aproveitando bem as coisas boas da vida!
Vamos ao equilíbrio... e quem encontrar me avisa!! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário