Eu te amo. A frase tão esperada no universo feminino em qualquer relação. No começo, as partes estão se conhecendo... se descobrindo... se conquistando. Flores. Poesias. Convites inesperados. Surpresas "calientes".
Os dias se passam. A relação vai se construíndo e se delineando. Não há regras. Cada relacionamento tem seu ritmo e suas fases. Cada qual com seus altos e baixos. Mas o casal segue leve e feliz até que surge a espera pela "frase mágica". Infelizmente, o relacionamento pesa quando a expressão dos sentimentos se torna uma obrigação. É pesada a ansiedade pela "certeza do amor". Sofre quem espera, sofre quem se sente pressionado a "confessar" (quase como um crime) o sentimento.
- Eu amo e pronto. Não preciso confessar, percebe-se no meu olhar...
- Se ama, por que não declarar?
- Eu falo pouco. Não sou do tipo sentimental.
- São apenas três palavrinhas.
O diálogo do casal segue até alguém ceder e declarar-se ou desistir de esperar a declaração.
Na diversidade humana alguns facilmente se declaram. "Eu te amo" são apenas três palavras. Repetem com tanta frequência que perdem o valor na relação. Pior ainda são aqueles que mentem. Dizem amar apenas para seduzir o ser desejado. Há ainda aqueles que guardam o "amor" a sete chaves. Reservam a expressão dos seus sentimentos para momentos especiais, assim asseguram que o amor não será vulgarizado.
Eu procuro o equilíbrio. Penso que é importante declarar-se. Manifestar em palavras carinho e afeto, desde que sejam acompanhadas de atitude e verdade. Por vezes, sinto que minha voz ressoa no infinito, que volta para mim como um eco num poço profundo. Por vezes, me faltam as palavras certas, então eu me calado.
Mas cada um ama do seu jeito... em silêncio, em prosa e verso, em música, em serentas, em declarações sutis ao pé do ouvido. Confesso que é difícil abandonar as pesadas expectativas e se deixar amar do jeito do outro. Não tem fórmula secreta, nem "best way", nem livro de autoajuda que resolva. Só se aprende amar, amando.
" Cada voz que canta o amor não diz / Tudo o que quer dizer, / Tudo o que cala fala / Mais alto ao coração. / Silenciosamente eu te falo com paixão..." (Lulu Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário