sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Tango...



(El Caminito - Buenos Aires, novembro de 2014)

O tango é considerado um patrimônio cultural da humanidade e uma das danças mais sensuais do mundo. Admirando um belo espetáculo de tango argentino, comecei a pensar no que o torna tão fascinante. Então, escutei uma frase: “o tango traduz o sentimento de intensos encontros e amores desencontrados”.

As letras de tango costumam trazer o pesar de um amor mal resolvido, das dores da distância, da perda do ser amado. Também traduzem sentimentos como medo, solidão, indecisão, saudades. Todos estes frequentemente compartilhados por amantes desencontrados.

Dançar tango é uma das mais belas manifestações de um encontro de amor. A cumplicidade entre os dançarinos, o olhar fixo carregado de desejo, as pernas harmonicamente entrelaçadas. O tango demanda dedicação e inteireza dos amantes. Uma distração por ser fatal. Perde-se então preciosa sintonia do casal.

Por fim, é impossível dançar tango desacompanhado. Trata-se de uma dança pensada  para dois. Um jogo delicado de sedução e entrega. Como tal, existe empenho e ensaio (muitos ensaios)! É uma das muitas coisas na vida que somente a prática levam a perfeição.

Eu decidi que quero viver a vida como um ensaio de tango - com paixão e entrega. Sem o peso da perfeição, pois estou ensaiando. Errar e acertar faz parte do processo. O importante é não perder a vontade de continuar tentando encontrar a sintonia perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário