sábado, 23 de abril de 2011

Apelidos...

Eu gosto muito do meu nome. Afinal, Aurora tem um lindo significado e ao lado do meu sobrenome adquire uma sonoridade interessante: Aurora Zen. Talvez seja por isso que eu não tive muitos apelidos ao longo da minha vida.
Entretanto, eu gosto de apelidos. Eles simplificam os nomes e aproximam as pessoas. Nas relações interpessoais, os apelidos servem para indicar carinho e intimidade. Alguns apelidos surgem sem explicação e nos acompanham ao longo da vida. Outros vão se modificando e adquirem novos significados oriundos de novas histórias. Há também aqueles que simplesmente desaparecem com o tempo. Em algumas situações, a relação muda e os apelidos são esquecidos. Em alguns casos, essa mudança passa desapercebido. Em outros, principalmente nos namoros, a inexistência de "apelidos carinhosos" pode ser tornar motivo de preocupação.
Alguns dias atrás eu encontrei uma amiga de longa data. Começamos a conversar e ela comentou que estava preocupada com a sua relação. Nos últimos tempos o namorado estava "diferente" com ela. Questionei o que havia acontecido, esperado algum fato escabroso.Com os olhos nublados, ela me disse:
- Ele não usa mais os apelidos que me deu! Agora, só me chama pelo nome.
Eu quase comecei a rir, mas fiquei penalizada com a inocente preocupação da minha amiga. Talvez tenha sido insensível da minha parte, como falei no início, nunca tive muitos apelidos. Também não gosto de apelidos genéricos e impessoais - amor, docinho, benzinho. Eu gosto de um apelido "só meu" - carinhoso, curtinho e fácil de se pronunciar - ou prefiro "meu nome", dito com jeitinho ao pé do ouvido. Então, com todos esses pensamentos vagos na cabeça, eu tentei consolá-la:
- Calma amiga, pelo menos ele lhe chama pelo seu próprio nome, pior seria se ele trocasse o seu nome.

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais.
(Casimiro de Abreu)

2 comentários:

  1. "Morena"... voici le apelido que j'ai choisi pour appeler la fille la plus belle, la plus charmante, la plus spéciale du Brésil.
    Bisous pleins de saudade...

    ResponderExcluir
  2. Oi,é muito bom saber que existem "Zens" por aí!!!!!Não por acaso,me chamo Elber Zen,e estou a procura da origem de nosso sobrenome.Qualquer informação será bem vinda.Obrigado (elbermachadobjr@hotmail.com)

    ResponderExcluir