terça-feira, 13 de setembro de 2011

Malas...

(Bento Gonçalves, agosto de 2011)

Toda viagem tem um ritual a ser seguido. Seja um final de semana prolongado, uma breve viagem de negócios ou umas férias merecidas. Quando se trata de uma agenda complicada e lotada de compromissos, a viagem exige uma grande atenção na preparação. Estou me especializando nisso nos últimos tempos e decidi compartilhar com os leitores desse blog a minha pequena experiência.

Tudo começa com uma lista de atividades pendentes que devem ser realizadas antes, durante e depois da partida. Os contatos com colegas e a autorização dos superiores, quando necessário. A revisão dos documentos e dos tickets, no caso de viagens internacionais. O planejamento básico do roteiro de trabalho ou lazer, sempre sujeito a alterações. A análise da previsão do tempo para, por fim, organizar a mala. Então, chega a hora de arrumar a mala.... a composição e o tamanho desta nem sempre está relacionada ao número de dias da viagem, mas ao perfil do viajante e ao objetivo da atividade.

As malas de viagens de trabalho costumam ser as mais fáceis de organizar. Roupas clássicas e formais, duas ou três peças mais casuais para um passeio, sapato preto e um tênis confortável, kit básico de higiene pessoal e roupas íntimas. Nas viagens de férias, as preocupações são diferentes. Logo, o processo decisório é mais lento. São inúmeras variáveis: clima, companhia, estilo, finalidade, etc. Por sinal, fica uma dica útil... A gente sempre compra alguma coisa nas viagens. Por isso, é bom guardar um espaço na mala ou se preparar para comprar uma mala nova na viagem.

Enquanto organizo as malas, eu aproveito para pensar em como organizar e reorganizar a minha própria vida. O fato é que qualquer viagem pode provocar profundas transformações interiores. É preciso estar preparada com um pretinho básico e um Chanel na bolsa, perfeitos para qualquer ocasião. Finalmente, minhas malas já estão prontas e eu espero ser a protagonista de uma nova versão de “Eat, Pray and Love”, mas quero ir direto ao final do filme com direito a MPB na trilha sonora e um brasileiro sedutor!

Um comentário: