sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Qual o tamanho do seu mundo?

(Castelo de Edinburgh, Escócia, novembro de 2011)

Um dos pubs mais clássicos em Edimburgo se chama "World´s End". Como boa parte das cidades medievais da Europa, a capital da Escócia também foi murada. Os muros da cidade representavam o limite de um espaço seguro e familiar para seus habitantes. Então, para muitos, esse limite era o fim do mundo.

Os séculos se passaram. Cientistas provaram que nosso planeta é redondo e calcularam a superfície terrestre. Entretanto, embora o planeta tenha o mesmo tamanho em superfície, cada um estabelece o tamanho o seu próprio mundo. Para alguns, o mundo se restringe a sua terra natal. Seja por medo ou por comodismo, não se arriscam a conhecer outras paisagens. Outros tem a curiosidade de ir um pouco além. Querem conhecer lugares diferentes e apreciar novos sabores. Há ainda aqueles, como eu, para os quais cruzar os muros da cidade e arriscar-se num mundo grande torna-se uma necessidade. Gostam da beleza do desconhecido. Não costumam andar pelos mesmos caminhos, ir nos mesmos restaurantes e pedir o mesmo prato. Preferem a surpresa à comodidade do conhecido.

Eu sou assim: curiosa, inquieta, inconformada, exigente. Sigo querendo mais do que me é oferecido. Essa talvez seja minha maior virtude e também meu maior defeito. No fundo, quero apenas viver num mundo grande e sem fronteiras. E você? Quer ultrapassar os muros da cidade comigo? Talvez não seja seguro, mas pode ser muito divertido.

2 comentários:

  1. Eu quero ultrapassar vários muros com você... quero resgatar o tempo perdido. Não sei se essa sua vontade cruzar muros é uma virtude ou defeito... em todo caso, esse foi um dos teus traços que me encantou deste o dia em que te conheci.

    Bisouss e à bientôt!

    ResponderExcluir
  2. "Não sei se essa sua vontade cruzar muros é uma virtude ou defeito..."

    Não. Não... e Não! Como se fala "Alemanha Oriental" em francês?

    ResponderExcluir