sábado, 13 de março de 2010

Mulheres árabes...



Fonte: Mouro Agreste - Fotosblog (março/2010)
Nos últimos dias eu tive a oportunidade de descobrir mais sobre as misteriosas mulheres do mundo árabe. Essas mulheres de olhos castanhos amendoados também possuem com uma grande diversidade entre elas. Algumas completamente cobertas por uma burca em tons escuros, outras com véus coloridos e tênis all stars. 
Na nossa visão ocidental, elas vivem oprimidas por uma cultura extremamente machista. Na visão delas, a vida é assim... Algumas têm a “sorte de serem encontradas” por maridos apaixonados e dedicados. Outras mulheres, sem a mesma sorte, seguem conformadas com seu destino e buscam alento na criação dos filhos e nas atividades de uma boa esposa. Outras, ainda, se revoltam e buscam novas alternativas para encontrar a felicidade. Para essas, o caminho é sempre muito árduo.
Atrás dos véus, essas mulheres também cultivam seus sonhos pessoais e profissionais. Algumas sonham com uma boa formação universitária em um país ocidental e a oportunidade de exercer uma profissão com dignidade e respeito. Contudo, precisam superar muitas barreiras: obter o apoio do marido ou da família, aprender o idioma e se inserir numa sociedade pouco adaptada aos seus costumes e valores, que as observa com pena e curiosidade. Quando retornam ao seu país, precisam se readaptar e conquistar seu lugar ao sol. 
Apesar das diferenças culturais, as mulheres árabes não são muito diferentes das mulheres ocidentais. Somos diferentes nos hábitos, costumes e valores. Mas ainda sim, somos mulheres... Carregamos nossas aspirações, frustrações, amores, desejos velados, esperanças de um futuro melhor. Por vezes nos conformamos com a ausência de felicidade numa relação efetiva ou na vida profissional, por vezes encaramos os desafios para realizar nossos sonhos ou viver um amor.
Eu adoro ser mulher e lembrando do dia internacional da mulher... aproveito a oportunidade e me despeço parabenizando as  admiráveis mulheres espalhadas pelo mundo. 

Um comentário:

  1. O melhor modo de compreender é aceitar a diferença, o mundo das mulheres árabes é muito interessante e quando falas de burkas, shador's ou véus, cada um pertence a um mundo diferente.....o autor da foto. Facebook o perfil Rebel Tenenre

    ResponderExcluir