sábado, 22 de maio de 2010

Malhação...

Outono em Montpellier (novembro/2009)

De volta a rotina no Brasil, eu decidi começar a malhar! Afinal, dizem que existe vida após o doutorado... Logo, é hora de começar a preparação para o verão 2011. O primeiro passo é a avaliação física. O instrutor se aproxima com a fita métrica, a balança e aquele "beliscador" para medir a minha gordura corporal. Em poucos minutos, ele mensurou o que as mulheres chamam de "excesso de gostosura". Nossa!!! No meu caso eram 4 centímetros nas coxas e 3 centímetros na barriga. Mas nada de pânico, eu tenho mais alguns meses.

Com esse vício de pesquisadora, logo descobri que a academia também pode ser um campo de pesquisa interessante do ponto de vista sociológico. O público em geral pode ser divido em três grupos: os sarados, que frequentam a academia diariamente (mesmo com corpos definidos e magros, seguem com uma disciplina invejável!); os ex-sedentários, que estão "tentando mudar de vida" e decidem inserir pelo menos uma atividade física duas ou três vezes por semana (sim, essa sou eu!); e os desesperados, que são realmente acima do peso e decidem se "internar" na academia para perder peso (normalmente, desaparecem depois de uma semana).

Abandonar uma vida sedentária também exige persitência e dedicação. Por isso, eu decidi começar com uma série leve de adaptação três vezes por semana. Para auxiliar na perda de peso, mais 30 minutos de esteira e aulas de dança de ritmos brasileiros. Dois pra lá, dois pra cá. Sobe e desce, desce e sobe. Comecei a gostar... Mesmo depois de um pequeno acidente com o polegar esquerdo ajustando um equipamento da musculação, sigo firme. Na próxima segunda recomeço a academia e a dieta. Logo eu saio da categoria dos ex-sedentários e me torno uma sarada!

Naqueles dias de crise com a tese, eu me imagino com os pés na areia, tomando água de côco, ao som de Ivete, aí eu sinto o calor do sol no meu rosto, sou eu... doutora e sarada. Então, eu caio da cama e acordo com frio. Vou para frente do computador à espera de uma inspiração. Por enquanto, doutoranda, ex-sedentária e persistente! O caminho é longo. Agora é outono em Porto Alegre, mas o verão 2011 me aguarda... ;-)

Um comentário: