domingo, 6 de junho de 2010

O jogo vai começar...

Na espera dos jogos (foto: Fábio Reis)

Nos próximos dias, os olhos do mundo estarão voltados para a África do Sul. Embora eu tente manter os olhos na análise dos dados da minha tese, o clima da Copa é contagiante. Equipes dos cinco continentes estarão na disputa, mas nem todas estarão jogando o mesmo tipo de jogo, nem disputando o mesmo título. Me explico.

Para alguns países "desafiantes", a simples classificação já valeu como um título. Conscientes de suas limitações técnicas, essas equipes vão jogar o melhor que podem, mesmo sabendo o "seu melhor" não as levará à taça. Talvez sejam eliminados na primeira fase, talvez nos surpreendam e cheguem mais longe do que todos estão esperando. Temos ainda as "favoritas". Essas equipes entrarão em campo com um único objetivo - o título de campeão mundial de futebol. Por isso, tentarão colocar em campo toda a habilidade e o talento necessários para alcançar este objetivo. Diante desta pressão elavada, provavelmente algumas dessas grandes equipes nos decepcionarão.

Entre surpresas e decepções, todos aguardam ansiosos a grande final do dia 11 de julho! O Brasil segue favorito e tudo o que podemos fazer é torcer há milhares de quilômetros de distância, mesmo não acreditando nas escolhas do nosso técnico.

O possível desempenho das equipes na Copa, me fez pensar que nós também somos assim.... Por vezes, nós surpreendemos. Por vezes, nós decepcionamos. Em algumas partidas, entramos em campo cheios de disposição e surpreendemos até o mais cético dos torcedores. Em outras, inseguros e sob pressão, corremos o risco de decepcionar até a torcida organizada mais fiel. Desafiante ou favorito? Não importa. O importante é que a bola continue rolando, pois o jogo não pode parar. Quando a gente menos espera, a jogada perfeita dá origem a um gol de placa. Eu não jogo futebol, mas também estou em busca de um título: Doutora em Administração! Torçam por mim... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário