terça-feira, 13 de julho de 2010

Mude a fonte...

Foto: Fábio Reis

- Mude a fonte, amiga!
- Como assim?
- Depois que comecei a escrever a tese em Times New Roman, meu trabalho começou a render mais! Quem sabe se você trocar a fonte, também comece a escrever mais e melhor...

O conselho não fazia sentido algum, mas afinal poucas coisas na vida fazem algum sentido. Concluímos nossa longa conversa e eu fiquei pensando no conselho da minha amiga. Então, decidi mudar a fonte!!!
Entretanto, essa mudança não foi apenas de Arial para Times, tentei mudar a minha perspectiva em relação aos últimos acontecimentos. Olhar menos para o que falta e lembrar do longo caminho já percorrido. Esquecer um pouco das incertezas e pensar em todas as possibilidades que podem se abrir diante de mim nos próximos meses. Deletar, mesmo que por alguns momentos, minhas expectativas pessimistas e pensar no meu cenário mais otimista.

Mudar a fonte me remeteu ao "laissez faire, laissez passer" dos franceses, à beleza do mar mediterrâneo e ao barco solitário que meus olhos curiosos seguiam do alto da Notre Dame de Marseille. Mudar a fonte me fez lembrar da imprevisibilidade da vida e dos caminhos que meus pés inquietos já percorreram. Assim, mudar a fonte também me lembrou das decisões tomadas: cursar um doutorado na UFRGS, um tema de pesquisa, um projeto, um orientador, uma teoria, a mudança no método de pesquisa, um lugar para estágio no exterior. Por vezes, quase me esqueço de quão difícil foi tomar algumas dessas decisões.

Agora vou tomar mais uma decisão. Vou mudar a fonte. Provavelmente esse pequeno detalhe não vá tornar minha tese melhor ou pior, mas me fez refletir sobre as "mudanças" e as "escolhas". Escolher é parte da nossa existência e feliz daquele que é livre para escolher!

<< Todos os caminhos trilham pra gente se ver... Todas as trilhas caminham pra gente se achar...>>
http://www.youtube.com/watch?v=Gd3nijAdEP8&feature=related

Um comentário:

  1. Mudar a fonte? Hm, eis a questão! Talvez essa seja a chave para muitas repostas que buscamos na vida. Mudar a ótica, a perspectiva, o ponto de vista pode ser um "santo remédio" como dizem. Imperativo mudar a fonte!!! Tudo que precisava...
    Daniel Engelmann

    ResponderExcluir