terça-feira, 27 de julho de 2010

Se...

Nem todas as peças se encaixam... (Vinisud 2010)

Parecia um começo de semana normal de inverno. Dia gelado, mas com céu azul. Bom sinal. Quase sem voz, uma leve tosse me lembrava dos últimos dias com gripe forte. Peguei o carro, levei minha mãe ao médico e dei uma passada na Universidade. Achei uma boa vaga na frente da UFRGS, mas em local proibido. Dei a volta na quadra e estacionei corretamente. Satisfeita por fazer o "certo", em milésimos de segundos comecei a pensar em todas as atividades que me aguardavam. Seria um dia cheio, e foi...

Ao sair do carro, um sujeito se dizendo armado exigiu a chave do carro. Não reagi e entreguei as chaves. Enquanto ele ligava o veículo, no instinto de doutoranda, "resgatei" a mochila do notebook com a carteira de documentos do banco traseiro do carro e os arquivos da tese. O bandido se foi e eu segui, pensado no "se"...

Se eu tivesse dormido mais um pouco. Se eu tivesse estacionado na primeira vaga em local proibido. Se eu tivesse ido de ônibus como sempre. Se eu tivesse visto o homem suspeito antes de estacionar. Se eu decidisse ir na biblioteca da Economia ao invés de ir na Escola de Administração. Se eu simplesmente não estivesse ali às 11 horas do dia 26 de julho de 2010... mas era tarde. O leite estava derramado. Não adiantava pensar no "se..." Nesses momentos, sempre prefiro pensar no "E agora?" Tomei as providências necessárias e me recuperei do choque.

Possibilidades de momentos passados não mudam fatos presentes. E agora? Ocorrência registrada, seguradora comunicada. Agora é aguardar e seguir. Amanhã vou para a Universidade com o velho Alvorada-Protásio e todos os arquivos num pendrive! A vida segue... A tese não pode parar.

Um comentário: