terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Degustação...



A mesa de sobremesas estava repleta de delícias. Crème brûlée, tartaletes, brownies, trufas, frutas carameladas, macarons. Era difícil escolher. Se eu pudesse, devoraria todos aqueles belos docinhos! Enquanto eu mergulhava num mar de dúvidas gastronômicas, ele, que observava atentamente o meu olhar indeciso, me disse:

- Pegue um pedacinho de cada, pois cada qual tem seu sabor.

A pitada de malícia daquela afirmação hedonista, me fez pensar. 
De fato, o que me impedia de fazer uma deliciosa degustação de docinhos, além da consciência da minha gourmandise?
Provar um pedacinho de cada me proporcionaria a descoberta de novos sabores e das minhas preferências. Assim, eu iniciei a minha degustação. Logo percebi que o segredo era não tentar adaptar o doce ao meu próprio paladar, mas tentar identificar o sabor especial que cada um apresentava e apreciá-lo lentamente. 
Pode ser um chocolate com pimenta. Por vezes, uma mistura sutil de sabores tão distintos é interessante. Nada muito adocicado. Nada muito ácido. Nada muito pesado. 

Sigo degustando... Quero apenas descobrir o 'docinho' que suscite em mim o desejo de um pedacinho mais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário