sábado, 5 de fevereiro de 2011

Retoques?

(Sem retoques, Imbassaí, BA, Brasil)

Poucos dias atrás tirei algumas fotos 3x4 recentes como parte do processo da minha contratação. Eu detesto minhas fotos 3x4, mas as exigências do RH não se discute. Então, lá fui eu. Para incentivar os pequenos empreendimentos, eu optei por um clássico estúdio fotográfico no centro de Porto Alegre. Com orgulho, o fotógrafo expõe o seu trabalho e fotos de alguns dos seus clientes famosos, entre eles, Leonel Brizola.

Perguntei o preço. Honesto. Reforcei a maquiagem para disfaçar a oleosidade da pele nesses dias insuportáveis de verão e me posicionei. Levanta aqui, abaixa ali, mantenha os olhos abertos e uma fisionomia indiferente (nem triste, nem feliz). Um, dois, três cliques. Pronto! Escolhi a que me achei mais "simpática" e aguardei a revelação.

Nesse momento, ele me questionou:
- Com ou sem retoque?
De fato, o photoshop invadiu os estúdios fotográficos. Até mesmo os mais simples estabelecimentos escondidos no centro das grandes cidades. Seria correto entregar fotografias retocadas para o RH? Não me lembrei de nenhuma regra que proibisse os "retoques". Refleti por um momento e pensei: por que não?
- Pode retocar, por favor!

Confesso que me rendi a essa inovação tecnológica que solucionou o problema das fotos para documentos. Pele sem brilho e lisinha. Cabelos alinhados. Voltei a ter 25 anos. Incrível. É provável que a pessoa do RH não acredite que já conclui o doutorado, pois me achará "muito jovem". Risos. Diante do resultado final, fiz as pazes com as fotos 3x4, desde que retocadas. Afinal, todo mundo merece uma leve retocada um vez que outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário