quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Eu sou brasileira...

Pôr do sol do Rio Guaíba (jan/2010)

Depois de 30 horas de viagem, eu piso novamente em solo gaúcho! Gosto muito do Rio Grande do Sul, mas eu não sou gaúcha... Confesso que sempre tive dificuldade de identificar a minha "naturalidade", pensando além da minha certidão de nascimento. Nasci em Curitiba (PR), mas não me sinto paranaense. Depois de uma rápida passada pelo São Luís (MA) aos seis meses, eu cresci no sul do Pará. Aos quatorze anos, depois de uma nova aventura pelo Brasil - Barreiras (BA), Porto Velho (RO), Brasília (DF) - cheguei ao Rio Grande do Sul. No começo, os gaúchos achavam engraçado meu carregado sotaque pelas influências do Norte e Nordeste. Aos poucos, meu sotaque mudou e hoje eu passo desapercebida como gaúcha pelas ruas de Porto Alegre.

Minhas preferências gastronômicas também revelam essa mistura de estados brasileiros na diversidade do meu paladar. Açaí, carne assada de panela, vatapá, moqueca, churrasco, peixe na brasa, carne de sol, farinha de pubá, pamonha, pão de queijo, risoto de camarão, polenta frita com frango a passarinho... A lista é longa!

Acho que também não sei identificar minha raça. Minha família materna é de origem portuguesa e negra. Minha família paterna é de origem italiana e alemã. Pele morena-clara, cabelos cacheados e olhos castanhos. Mas é bem verdade que eu adoro a minha miscigenação! Esse sangue inter-racial que corre nas minhas veias. Não, eu não posso dizer que sou branca ou negra. Não posso dizer que sou paranaense, nem paraense.

Eu prefiro dizer apenas que sou BRASILEIRA!

Um comentário:

  1. E é por causa dessa misturada toda que você é tão especial!!!

    FELIZ ANIVERSARIO E TUDO DE BOM NESSA NOVA FASE!!!!!!!!!!!

    Te adoro... Saudadess

    ResponderExcluir