quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Laissez faire, laissez aller, laissez passer...

Três Coroas, jan/2010

Além dos vinhos, dos queijos e da romântica Paris, quem já viveu na França sabe que ela também devia ser "famosa" pelas greves e pela burocracia. Compartilhando com uma amiga os dramas burocráticos vividos com a Prefeitura de Marseille, desabafei:
- Il faut attendre... (É preciso esperar...)
Ela me respondeu:
- Oui, laissez faire!
Nossa!! Eles falam isso mesmo. Pensei comigo. Eu não ouvia essa expressão desde os tempos do cursinho pré-vestibular, nas aulas de história sobre o liberalismo econômico:  "Laissez faire, laissez aller, laissez passer"! Naquela época, eu não fazia idéia que um dia eu falaria francês, muito menos que eu moraria na França e que, finalmente, descobriria o significado filosófico de "deixar fazer, deixar ir, deixar passar..."

Quando você fizer tudo o que está ao seu alcance, mas ainda assim seguir na incerteza dos próximos fatos pois a situação não está fora do seu controle... Lembre-se: Il faut laissez faire, laissez aller, laissez passer!

Sim, é necessário deixar de lado, esquecer o fato, permitir que o tempo passe para que as coisas aconteçam. É necessário fazê-lo para dormir em paz. E as coisas acontecem (ou não). O mais importante para quem quer viver a filosofia "laissez faire" é seguir tranqüilo. Seguir na certeza de que as coisas entrarão no seu devido lugar. Nem sempre no lugar desejado, mas certamente em algum lugar! ;-)

Tranqüilo
Levo a vida tranqüilo
Não tenho medo do mundo
Não tenho medo do mundo
Não vou me preocupar
Não vou me preocupa

Bebel Giberto
http://www.youtube.com/watch?v=lRzfgk8YVFQ

2 comentários: