quinta-feira, 16 de abril de 2009

Les chats e os relógios de Dali!




No meu final de semana em Bordeaux eram os "chats" (gatos) que estavam por toda parte! Reparem nessa mocinha que carrega seu gatinho como se fosse um papagaio de pirata para protegê-lo da chuva!! :-)

Além disso, "Le chat noir" (o gato negro) é um dos símbolos de Paris... Caminhando pelas ruas mais turísticas da cidade, a gente encontra várias ilustrações como esta para vender aos turistas ávidos por lembrancinhas bonitinhas e baratas.

De acordo com minha fonte não segura (wikipedia), "Le chat noir"era um cabaré no século XIX, localizado no boêmio bairro Montmartre de Paris. O estabelecimento "comercial" foi aberto em 1881 e fechado em 1897. Este bairro é muito interessante... tem uma praça onde vários artistas vendem suas pinturas e fazem retratos a lápis. Era o reduto de diversos pintores famosos, entre os quais Salvador Dali. "A Persistência da Memória" é, sem dúvida, um dos quadros mais conhecidos de Salvador Dali: são apenas relógios, símbolos da memória escorregando pela garganta do tempo.

Por sinal, o tempo voa... um terço do meu tempo na França já escorregou pela "garganta do tempo..."

Até mais! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário