quinta-feira, 18 de junho de 2009

A vida é feita de escolhas....





Fotos: Deise Ferraz

Eu sei que issa frase é meio batida... mas é fato, a vida é feita de escolhas e às vezes essas escolhas são muito difíceis de serem feitas.

As escolhas passam pelas decisões mais simples da vida como a mudança de um hábito - sair para caminhar, acordar mais cedo, comer menos - até decisões complexas, como a escolha de um tema de tese, a escolha de uma casa e de um casamento. Nunca é fácil decidir, lembrando sempre que por trás de uma escolha, um mundo de outros acontecimentos se desencadeiam! Você nunca saberá como teria sido o caminho A ou invês do B. Então, quando escolho um caminho, penso que foi a melhor decisão e que tudo tem um propósito cedo ou tarde.

Engraçado que algumas coisas a gente escolhe, outras acontecem... Eu escolhi vim pra França, eu escolhi meu orientador... Aconteceu, o meu lugar para morar, os amigos que fiz por aqui... enfim... Vou reformular a frase: A vida é feita de escolhas e acontecimentos!!! hehehe Porque muitos acontecimentos realmente nos surpreendem e nos fazem felizes.

Poucos dias atrás eu me debatia com a minha tese de doutorado exatamente por isso... eu queria abraçar o mundo, fazer uma tese que precisaria de anos e eu só tenho 1 ano e meio. Aos poucos, meus orientadores foram me ajudando a escolher o problema, a questão, o objetivo, as teorias, o método.... e agora estou no campo!! Precisando fazer novas escolhas.... puxa, quando isso vai acabar? Bom, o doutorado eu sei que até março de 2011 eu tenho que terminar! Mas as escolhas que tenho que fazer na vida, essas nunca tem fim... ou melhor, elas tem um fim, no fim da vida!

2 comentários:

  1. Gostei do comentário "tão complexos como o tema de tese e o casamento". É interessante mas, pelo menos pra mim, o primeiro foi muito mais dificil do que o segundo, meu tema já sofreu muitas mudanças e a minha esposa foi a única com a qual desejei casar e não me arrependo da escolha.

    Boa sorte principalmente nas suas decisões complexas e que os acontecimentos te ajudem a decidi-las.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post...pois é, tem algumas escolhas que fiz na minha vida que foram desastrosas, já outras foram ótimas, que me trazem muita alegria e muito orgulho até...Essas escolhas boas que eu fiz trouxeram acontecimentos lindos.Peço a Deus que Ele sempre me ajude a acertar pq a maioria das escolhas erradas que eu fiz foram na época que eu não queria saber Dele...

    ResponderExcluir