sábado, 21 de novembro de 2009

A vida é imprevisível...

Após uma longa reflexão sobre meus dilemas pessoais, compartilho um pensamento alto com uma amiga: - A vida é imprevisível...
- Onde você leu isso? No paralama de algum caminhão nas suas viagens pelo Brasil ou num livro de auto-ajuda do Roberto Shinyashiki? Ela me questiona com um certo ar de deboche.
Pouco importa a fonte original, o fato é que a vida é imprevisível! Mas não acho que isso seja ruim... É simplesmente a vida! Algumas surpresas quase nos derrubam, mas seguimos na direção dos nossos sonhos (ou de novos sonhos). Outras nos ajudam a realizar um projeto antes do previsto. Enfim...

Confesso que ainda sinto uma certa ansiedade diante de fatos completamente inesperados, mas por outro lado acho que o inesperado é que dá um sabor especial à vida. Essas surpresas (nem sempre boas) abrem diante de nós um novo caminho de possibilidades, nos coloca em situações de decisões e nos obriga a repensar nossos planos e prioridades, que serão sempre dinâmicos e contextuais.

Que graça teria se tudo acontecesse como o previsto? Você entra na faculdade, se forma, encontra o emprego dos seus sonhos e vive satisfeito com o trabalho "para sempre". Depois "você decide" que é o momento de constituir uma família, se apaixona por alguém que também se apaixona por você (afinal, no mundo perfeito não existe amor não correspondido). Vocês se casam, compram um apartamento e têm dois filhos. Tudo no tempo certo, sem surpresas, sem decepções, sem imprevistos, tudo conforme o planejado!

Infelizmente (ou felizmente), a vida real não funciona assim. A vida muda e nós também mudamos ao longo da vida. A gente se forma mais tarde (ou mais cedo), troca de curso, muda o foco da carreira ou os objetivos da tese, adia ou antecipa os planos diante de oportunidades inesperadas, se apaixona pela pessoa errada ou pela pessoa certa, talvez no momento errado... Contudo, ainda acho que na vida não existe "momento errado". A sorte está lançada e depende de nós fazer de qualquer momento, o momento certo para uma oportunidade de realização profissional, para viver um amor, para mudar os planos e ser feliz!
"Vem vamos embora, que esperar não é fazer. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."
(Geraldo Vandré)

3 comentários: