quarta-feira, 7 de abril de 2010

Caminhos...

Foto: Fábio Reis

Cruzando a França de norte a sul, ainda penso na minha dolorosa partida de Paris. Embora triste, eu carrego comigo um bom punhado de boas lembranças. A troca é justa. Desde muito cedo, eu aprendi que não é possível se ter tudo e que o destino é sempre imprevisível. C´est la vie... Sim, eu sei que “a vida é assim”, mas por vezes eu não me conformo com a vida.

Então me lembro das palavras de Salomão, dito o homem mais sábio do mundo segundo a Bíblia. O dinheiro, o conhecimento, o prazer, “tudo é correr atrás do vento”, pois o destino final de todo ser humano é a morte. Logo, diante de uma vida tão efêmera, só o que me resta contemplar com atenção cada detalhe dos caminhos que percorro e viver.


O céu fica rosado. Anoitece no trem de alta velocidade que corta a França. A paisagem bucólica francesa me lembra outros caminhos que cruzei pelo velho mundo. A Toscana coberta de neve, a frota de bicicletas no interior da Bélgica e da Holanda, as florestas do sudoeste da Alemanha, as montanhas na fronteira entre a Suíça e a França, as margens do rio Douro em Porto, as minhas viagens para pesquisa de campo no Sul da França, o caminho de Santigo de Compostela pela Galícia, as ovelhinhas na estrada para a Escócia e as casinhas de tijolo à vista no norte da Inglaterra.


Cada um desses caminhos me remete a experiências diferentes. Quanta coisa aconteceu nos últimos meses... Quantos caminhos percorridos! Quantos caminhos eu ainda vou percorrer no velho e no novo mundo? Não sei. Ninguém sabe. Os caminhos se abrem diante de mim, faço minhas escolhas e sigo.


No fundo, como Salomão, eu também sei o fim do meu caminho... Nessa breve existência, pego belas trilhas inesperadas, me perco nos atalhos, paro e tiro algumas fotos, rio e choro, me emociono, respiro e penso nos objetivos de curto e longo prazo. Às vezes sozinha e às vezes acompanhada. Sigo por caminhos conhecidos ou completamente novos pelo simples prazer da descoberta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário