sábado, 17 de abril de 2010

As viagens que eu não fiz...

Vista de Chateauneuf du Pape (França, maio de 2009)

São seis horas da manhã. A previsão era de um dia chuvoso e muito frio. A cama quentinha me pedia para ficar mais cinco minutos. Eu havia comprado as passagens com um mês antecedência, certa de belas fotos numa das regiões mais bonitas da Inglaterra. Seria impossível prever o tempo e o meu ânimo com tanta antecedência. Eu pensei uma, duas, três vezes. Aquela poderia ser a minha única oportunidade de conhecer o Lake District, entretanto aquele não era um bom dia para fazer um cruzeiro por um lago, não com uma previsão de -1ºC. Certamente, o vento frio seria como navalhas no meu corpo não habituado a temperaturas tão baixas. Cinco minutos se passaram, contabilizei o preço das passagens no trade-off entre ir ou ficar e eu decidi abortar a viagem. Virei para o lado e adormeci profundamente por mais duas horas, contente com a minha decisão. Nos últimos meses, eu fiz algumas viagens pelo velho mundo, muitas também foram as viagens que eu não fiz.


E olhando para trás, eu não tenho arrependimentos. Eu não fui para o norte da Itália com algumas amigas, nem para o Sul da Espanha, porque eu precisava iniciar a coleta dados e estaria muito preocupada com a minha tese. Eu não fui para Praga e Budapest no verão de 2009 por falta de orçamento, por outro lado eu me encantei pelo norte da Inglaterra. Mas independente dos resultados positivos ou negativos, uma decisão sempre tem um contexto, impossível de replicar. Uma decisão é sempre circunstancial. Uma vez tomada, aquela foi a melhor decisão para aquele momento. Afinal, segundo o filósofo grego Heráclito, um homem nunca mergulha duas vezes no mesmo rio.

Por isso, não costumo pensar sobre o porquê escolhi esse ou aquele caminho. Por vezes, a decisão pode ser aparentemente irracional, contudo, tudo se encaixa depois de algum tempo. Outras vezes, trata-se apenas do momento inapropriado, outras oportunidades surgirão e novas decisões serão necessárias.

Praga, Budapest, Veneza, Granada, Annecy, Lake District... Todos esses lugares aguardam o momento de serem descobertos por meus olhos curiosos. Ainda não desisti das viagens que não fiz, apenas sigo sem pressa no aguardo de novas oportunidades.
 
"Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara..."
(Lenini) >> http://www.youtube.com/watch?v=je-RTYbzoEk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário