sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prends ton temps!

(Big Ben - Londres / agosto, 2009)

Eu havia rodado 150 quilômetros de Marseille até Les Arcs para uma entrevista na "Maison du Vin". A hora da entrevista se aproximava e eu estava completamente perdida. Tão perto, tão distante. Depois de longos minutos de busca, eu cheguei... atrasada, mas feliz simplesmente por chegar. O diretor da organização me aguardava. Devido ao meu atraso, ele teria apenas 45 minutos para a entrevista. Me desculpei e "fui direto ao assunto", enquanto, apressadamente, eu procurava o gravador e o bloco de anotações na bolsa. Nesse momento, ele me interrompeu e disse educadamente: - Prends ton temps...
Eu parei, respirei, desacelerei, tomei meu tempo, achei os artefatos e então começamos a entrevista. Voltei para Marseille, mas eu não me esqueci daquela frase.

"Prends ton temps" é uma expressão francesa sem uma tradução adequada para o português. Literalmente seria "tomar o teu tempo". O sentido na cultura francesa seria como: "não precisa se apressar, tome o tempo que for  necessário". Os franceses estão certos nesse ponto. Muitas vezes, tudo o que precisamos é "tomar o tempo" para nos adaptarmos a uma nova cultura, para dominarmos um idioma, para organizarmos os pensamentos, para encaixarmos as teorias, para elaborarmos um modelo. Mesmo diante de um "deadline" apertado, tento me lembrar de respeitar o meu tempo para escrever um artigo, um capítulo, uma tese.

Então, nos dias de cansaço e questionamentos das minhas escolhas, eu respiro fundo, faço meu mundo parar por alguns minutos e tomo meu tempo! Tomo também um café, um chimarrão ou um vinho honesto com os amigos. Cada coisa a seu tempo, nem sempre no tempo esperado, mas no tempo que for necessário para acontecerem. Enfim, o cronograma avança, mas é preciso respeitar o tempo. Respiro, me alongo, dou um tempo e sigo o caminho. Alguns dias acelero o passo; em outros, eu quase paro... Nem sempre no mesmo ritmo, eu apenas prossigo!

<< Tempo, tempo, tempo, tempo... Entro em acordo contigo!>>
http://www.youtube.com/watch?v=PhSpjxxC31E

Nenhum comentário:

Postar um comentário