quinta-feira, 22 de abril de 2010

A flexibilidade dos girassóis...

Girassóis - Feira no Vieux Port de Marseille (abril/2010)

Nos últimos dias eu andei me sentindo meio "homeless". Nas idas e vindas entre o novo e o velho mundo, eu perdi um pouco a sensação de pertencimento a um lugar, a uma cidade, a uma casa. O fato é que depois que iniciei o doutorado, eu passei por algumas mudanças. Decidi morar perto da Universidade e me mudei para o centro de Porto Alegre. Fui para a França e depois de três anos morando sozinha, voltei para o meu antigo quarto na casa dos meus pais. A ideia não me pareceu atraente no começo. Confesso que fui um pouco relutante. Depois de morar sozinha por três anos, eu estava acostumada a ter o meu espaço e a morar pertinho de tudo. As coisas mudaram e eu preciso ser flexível como os girassóis em busca do sol.

Passados alguns dias no meu "velho novo lar", eu comecei a me adaptar. Uma mudança na decoração, uns ajustes tecnológicos, um espaço para as longas horas de trabalho, a escolha de uma academia e a readaptação aos 45 minutos no trânsito para chegar na Universidade. Mas morar em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, também tem suas vantagens. Por um lado, aqui eu não tenho todas as facilidades da capital, por outro, a academia e as locações de DVDs são quase a metade do preço! Além disso, tenho a companhia e o otimismo dos meus pais nos picos de stress durante a redação da tese.

A flexibilidade dos girassóis é fundamental para ser feliz num ano de incertezas. Eu ainda não sei o que eu farei no próximo ano, nem mesmo se estarei por aqui. Mas juro que cansei de pensar nos dilemas do meu futuro incerto. Decidi pensar apenas nos aspectos positivos de ter flexibilidade e no que preciso fazer hoje. A "listinha" de atividades está sempre pronta... Como um girassol, eu giro para sentir o calor do sol que aquece meu coração nos fins de tarde de um outono qualquer no novo mundo.

<< Deixo o sol bater na cara
Esqueço tudo que me faz mal
Deixo o sol bater no rosto
Que aí o desgosto se vai >> Girassóis - Cidadão Quem
http://www.youtube.com/watch?v=gqlpqSo0Cmg

Um comentário:

  1. Oi Aurora! Tudo bem? Não fique assim... Se for te confortar, recentemente passei pelas mesmas sensações que vc! Estava angustiado pelo fato de não ter um lugar fixo, um lugar pra chamar de "meu lar"! Nos últimos 3 anos perambulei por pelo menos 5 cidades diferentes (POA, Campinas, Sampa, Uberlandia e Curitiba)! acredito que isso seja uma fase de nossas vidas, mtas mudanças ao mesmo tempo. O mais engraçado é que quanto mais longe vamos, mais temos vontade voltar as nossas origens... Estranho, né? O mais importante é estarmos bem, curtir o aqui e o agora, pois tudo é questão de fases (início, meio e fim). bom é isso, te cuida guria! bjsssssss

    ResponderExcluir