segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Um pedaço da Bahia na Inglaterra!!

Moqueca de Camarão na casa de Juliana, prepada por Fábio!
Motorista à esquerda....

Sivi e Juliana

Vista de Londres do London Eye

Meus dias na Inglaterra foram muito bons... O tempo estava ótimo e eu encontrei três baianos arretados pelo caminho! Me senti na Bahia em plena Inglaterra... Pense num povo gente boa!!!
;-)

Em Londres, eu encontrei os baianos Juliana e o primo dela, Sivilan. Nós rodamos o domingo inteiro da National Gallery ao London Eye, finalizando a noite no pub que trabalha o meu amigo Douglas, gaúcho e gremista. Em Londres pegamos um carro e subimos até Sheffield. Juliana me apresentou seus amigos e eu conheci mais baianos - Inês e Fábio - além de outros amigos brasileiros e ingleses. Na quarta, rolou até uma moqueca de camarão em Sheffield com azeite de dendê africano e vinho branco alemão... pense na internacionalização culinária! E ainda teve sobremesa: uma goiabada na quarta e uma cocadinha baiana na quinta. Por sinal, acho que depois da receita de Fábio, eu até vou me animar e tentar preparar uma moqueca à francesa qualquer dia desses.

Esse encontro inesperado com o povo e a culinária baiana aumentou ainda mais a minha saudades do Brasil, sobretudo, da espontaneidade do povo brasileiro... Acho que a gente pode se adaptar com uma outra cultura, fazer novos amigos e mudar a dieta (apesar da falta que o açaí e a farinha de puba me fazem), mas o que realmente me faz falta são as pessoas. Confesso que a gente se adapta também com a ausência, mas nunca se acostuma totalmente com a ausência de algumas pessoas. Uma música, uma canção, uma paisagem, um cheiro... poderão nos fazer voltar em algum momento que compartilhamos com essas pessoas tão especiais e de certa forma, sentir que sempre estarão conosco apesar do tempo e da distância como parte da nossa história.
Enfim, mesmo com saudades do Brasil, durante minha estadia no Reino Unido eu pude dizer:
Sorria, você está na Bahia!!

Um comentário:

  1. Aurora
    Londres no verão é tudo de bom...
    Nos vemos na próxima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir