quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Chove chuva... chove sem parar!

Aurora Zen encharcada pela sua teimosia (Marseille/out de 2009)

Depois de alguns dias de frio... A chuva também chegou por aqui (e com muita força)! Ontem parecia que o mundo ia desabar em Marseille... Eu precisei ir ao médico e na saída decidi passar no supermercado, uns 15 minutos à pé. O problema é que estava chovendo e não havia ônibus direto para o supermercado - tão perto, tão distante. Como eu estava decidida... segui a pé, debaixo da chuva, que foi ficando cada vez mais forte ao longo do caminho! Minhas três camadas de roupa ficaram encharcadas!! Mas eu segui decidida, eu precisava chegar ao supermercado.

Depois eu fiquei pensando na minha teimosia: chegar ao supermercado apesar da chuva, se tornou uma questão de honra! Fiquei encharcada, porém honrada... hehehe Confesso, eu sou teimosa! Na verdade, olhando pelo lado positivo, eu diria persistente. Uma característica que me levou mais longe do que muita gente esperava, mas que às vezes me torna um pouco irracional. Por outro lado, quem é racional? Somos seres humanos, um emaranhado de sentimentos, desejos, medos. Podemos, por vezes, analisar com cautela as alternativas e as possíveis conseqüências das nossas decisões. Mas acho que as nossas motivações mais fortes virão sempre do coração!

Eu não faço doutorado para "ganhar dinheiro", talvez não tenha sido a opção mais racional e rentável. Eu segui essa carreira porque desde que me conheço como gente gostava de ser a "professora" nas brincadeiras infantis. Adoro ensinar, conhecer coisas novas, pesquisar alternativas, buscar soluções, compartilhar o que sei... Faço doutorado porque quero continuar fazendo essas coisas, e ainda vão me pagar para fazer o meu "trabalho". Sendo menos romântica, sei que esse trabalho também virá com muitas obrigações administrativas e burocráticas! Pois é, c´est la vie... Eu vim para a França, não apenas pela minha formação profissional, mas pela possibilidade de estar no "Velho Mundo" - descobrir uma nova cultura, novos sabores, um novo idioma, novos amigos.

E nessa minha caminhada, tem dias que chove!!! A pesquisa de campo não anda e eu me pergunto se sou capaz de me tornar PhD. Mas levanto no dia seguinte e continuo caminhando, penso comigo mesma: Apesar da chuva, eu vou chegar ao supermercado...

2 comentários: