sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Solidão que nada!!!


Uma joaninha pousou na minha mão no Cabo da Roca... A ponta mais ocidental do continente europeu (Portugal, maio/2009). Segundo Camões, "aqui... onde a terra se acaba e o mar começa!"
Gosto de ficar mais tarde na minha sala na Universidade... Todos se vão e eu fico aqui, admirando o céu rosado do fim de tarde atrás das montanhas que cercam o campus. Talvez por ser filha única, nunca tive problemas com a "solidão". Gosto de interação, de festa, de multidão... Mas gosto também de aproveitar bons momentos comigo mesma.

Quando a gente muda de país, ou mesmo de cidade, a fase de adaptação é sempre um bom momento para curtir essa solidão. Veja bem, não falo da solidão com a conotação negativa que muitas pessoas usam, falo sim de aprender a curtir e gostar da própria companhia e para isso, é preciso estar só.

Estar só não por obrigação ou falta de opção, mas por uma escolha própria. É claro que não acho que a gente vai ficar "sempre" sozinho... A companhia da família, dos amigos e de alguém mais especial fazem um bem danado!! Só defendo o argumento que, a gente só consegue ser feliz com alguém, quando aprender a ser feliz sozinho. Caso contrário, corremos o risco de colocar sobre o outro todo o peso da nossa felicidade (pobre pessoa). Acho que a felicidade numa relação a dois é uma troca gostosa: você é feliz fazendo o outro feliz e você só consegue fazer alguém feliz sendo feliz consigo mesmo.

Afinal...
Viver é bom
Nas curvas da estrada
Solidão, que nada
Viver é bom
Partida e chegada
Solidão, que nada
(Cazuza)

2 comentários: