quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Amigos brasileiros...

O outono está no fim... O chão se torna um tapete verde-amarelo, colorido pelas últimas folhas da estação! O termômetro marca temperatura de inverno!! Mas a chegada do inverno também me lembra que é o momento de partir depois de acompanhar quatro estações na Europa. E agora que o momento da despedida se aproxima, é impossível não sentir um aperto pelos amigos brasileiros que fiz por aqui. Afinal, é muito bom encontrar brasileiros no exterior! Nos faz sentir em casa... Num grupo de brasileiros, não somos mais estrangeiros, criamos o nosso próprio território. Sem dúvida, o meu tempo na Europa não teria sido tão bom se não fosse os brasileiros que Deus colocou no meu caminho durante a minha estada por aqui.

Na chegada em Marseille, encontrei um casal mineiro-amazonense maravilhoso (Dalton e Carlena), que me receberam no aeroporto, me ajudaram na instalação e ensinaram o caminho das pedras no rio da burocracia francesa. Logo em seguida chegou a Tatiana, que se tornou uma verdadeira irmã para mim. A Tati ajudou na minha adaptação e na superação de alguns desafios pessoais graças às nossas noites de sábado com vinho-terapia!! Pena que sua passagem pela França foi breve... Então entrou na minha vida as "filhas da USP" (Juliana e Ana)... Essas meninas valem ouro, lindas, inteligentes e com um grande futuro pela frente! Parceiras para aventuras gastrônicas e "indiadas" diversas. Junto com os meninos (Hélio e Julien), se nada mais der certo, vamos montar um banda de música brasiliera, já que franceses adoram a nossa música. Por sinal, começamos os ensaios hoje a noite na minha casa.

Também encontrei brasileiros em outras cidades e países. Em Montpellier, conheci o Manuel, um pernambucano que me ajudou nos contatos do mundo do vinho por lá e compartilhou comigo os dilemas da vida após um doutorado na França. O Manuel já é quase doutor, eu ainda tenho um ano pela frente no Brasil. Direto da Inglaterra, a baiana-pernambucana, Juliana, invadiu a minha vida. Um dia em Marseille foi suficiente para nos tornarmos grandes amigas!!! Tanto que decidi visitá-la em agosto e lá por conheci outros brasileiros, entre eles, o Fábio, um verdadeiro baiano que me fez ver outras perspectivas e me lembrou das delícias do Brasil com uma irresistível moqueca e outros sabores...

Enfim, muito obrigada por tudo! Manteremos contato! Combinaremos outras viagens! Seguiremos amigos! Longe ou perto, sempre que me lembrar do meu ano na França, será impossível não lembrar também de vocês!!!

Um comentário:

  1. Oi Amiga!!! Voce arrasa em todas as estacoes :) Meu muito obrigada pela tua deliciosa amizade tambem!!! Beijos mil Ju

    ResponderExcluir