quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Saída à francesa...

... e se você saísse à francessa, eu viajaria muito, mas muito mais!! (Marina Lima)

Então... todo mundo usa essa expressão no Brasil e realmente é assim! Sair à francesa é sair sem anunciar... simplesmente partir!
O curioso é que os franceses dão muito importância para o cumprimento inicial. Todas as pessoas que entram na sala que eu trabalho durante o dia, cumprimentam todos os presentes com dois beijinhos, mesmo quem não conhecem!! Não fazer isso é quase uma ofensa... Por outro lado, quando ele vão embora, dão um rápido "Au revoir", "A demain", etc!
A minha leitura filosófica é que eles dão mais importância para a chegada do que para a partida! E talvez tenham razão... Acho que quando alguém chega é mais importante do que quando a pessoa saí das nossas vidas, e mais do que isso, o tipo de marca que deixam!
É engraçado, todas as amizades que tenho feito nos últimos dias aqui tem data de partida! Algumas pessoas voltarão para seus países antes de mim, outras eu vou partir antes... Essa entrada e saída de pessoas é muito rápida (mais do que eu gostaria). Muitas delas eu penso, como eu gostaria de manter essa pessoa no meu círculo de amigos no Brasil... mas não será possível! Posso manter a amizade por toda a vida, mas esses novos amigos construirão suas vidas em seus países, há milhares de quilômetros... As pessoas vão embora e a vida segue... sempre segue para quem está disposto a viver essa melange de rosa e cinza! =)
Pelo menos eu já descobri que o mais importante não é tempo da relação, mas a intensidade com que se vive! Mas isso é um outro capítulo do meu blog...
Bonne soirée!

Nenhum comentário:

Postar um comentário