sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

J´habite à Marseille...






Hoje eu decide falar sobre a minha cidade - Marseille em francês e Marselha em provençal!

Marseille é a cidade mais antiga da França, foi fundada em 600 a.C. pelos gregos... foi invadida pelos Celtas e depois conquistada pelo Romanos. É o primeiro porto da Europa no Mediterrâneo e ainda hoje, o porto mais importante da França. A entrada do Vieux Port tem dois grandes fortes e a cidade é marcada por uma geografia muito acidentada. As diversas montanhas em tons pastéis, contrastam com o azul do mar. Do alto da Notre Dame de la gare, a cidade é bege e azul. Atualmente, é a segunda maior cidade da França, com aproximadamente um milhão de habitantes. O transporte é razoável, seria melhor se não tivesse tantas greves e se último ônibus regular para o meu bairro não fosse às 21h30. Depois apenas outros três horários noturnos (22h, 23h20 e 0h)... sair a noite sem carro, mesmo para um cineminha é meio complicado aqui.

O Hino nacional da França "La Marseillaise" tem este título por causa das tropas revolucionárias de Marselha. Foi composto pelo oficial Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792, da divisão de Estrasburgo, como canção revolucionária. A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército de Marselha, ficando conhecida como A Marselhesa.

Embora a cidade não tenha muitos prédios sultuosos, essa combinação de beleza natural e história é demais! As duas igrejas principais aqui são a Notre Dane de la gare (do alto de uma montanha, a imagem de ouro pode ser vista de boa parte da cidade. A vista da Notre Dame é de tirar o fôlego) e a Abadia de Saint Victor, que tem uns 1300 anos, extremante simples e rústica.

Muita gente não gosta de Marseille, dizem que é suja, não tem prédios "maravilhosos", violenta... os franceses do norte dizem que Marseille não parece a França!! heheheh Ainda bem!! Talvez seja por isso que me senti tão em casa, a cidade me lembra Porto Alegre às vezes... Mesmo sendo a mais violenta da França, certamente é muitooooo mais tranqüila do que Porto Alegre (eles ainda não sabem o que é uma cidade violenta e desigualdade social, apesar de algum pedintes). Sim, aqui a gente vê pedintes, vários papéis nas calçadas, trânsito caótico... Eu defino Marseille como a mais latina das cidades francesas! :-) Minha cidade por mais 10 meses...

Por fim, é importante lembrar que Marseille também foi cenário do romance "O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas, um grande escritor francês. A história é maravilhosa e existem várias versões do filme. Eu recomendo fortemente... assistam, vejam o Chatêau D´If e lembrem de mim nesse bela cidade!! Deixo também uma frase de Dumas e o meu agradecimento a minha amiga Alice pela bela citação: "Aprender não é saber, há sabidos e sábios. É a memória que faz os primeiros e a filosofia que faz os outros." (Alexandre Dumas)

É sempre bom lembrar, parafraseando Dumas, que "Deus sempre faz justiça"!! :-)

Bonne weekend...

Nenhum comentário:

Postar um comentário