domingo, 1 de março de 2009

... sem acepção de pessoas!






Sábado eu fui para Carcassonne, fica uns 300 km de Marseille. A viagem foi longa, mas valeu a pena...
Em Carcassonne foi restaurada no século XIX um antiga cidade, fundada em 1 a.C. e até hoje mantem as características de uma cidade medieval, as muralhas, o castelo, a igreja, as ruas estreitas de pedra. Me senti num filme medieval... A vista do Castelo da cidade velha de Carcassonne é linda! Os vitrais da catedral gótica me deixaram sem palavras... foram os mais lindos que eu já vi, mas Tati disse para eu esperar por Roma para descobrir o que são vitrais lindos! A cidade foi invadida muitas vezes, numa delas foram mortas 6.000 pessoas. Inúmeras restaurações e obras para tornar a cidade quase impenetrável, mas em tempos de guerra, as fortificação não impediram a quase destruição de Carcassonne.
Montamos um grupo de 5 pessoas e alugamos um carro... Duas brasileiras, uma chilena, um chileno e um holandês. Foi a primeira vez que dirigi na França e usei minha carteira de motorista internacional!! A viagem total foi longa e cansativa, quase 9 horas diringindo, mas a cidade compensou.

Amanhã eu tenho outro grande desafio: conduzir as discussões do GBU - Grupo de Estudos Bíbilicos de Universitários. O desafio é grande porque terei que falar em francês! Aqueles que lembram que eu estudei francês por poucos meses antes da minha viagem, vão entender o tamanho do desafio. Mas enfim... Acho que a gente precisa enfrentar alguns medos para crescer! Vou falar sobre o livro de Romanos, capítulo 2. Me chamou a atenção o versículo 11 do capítulo 2: "Deus não faz acepção de pessoas..." Para Deus não importa a nossa nacionalidade, escolaridade, renda, raça... Isso é maravilhoso! Marx sonhava com uma sociedade igualitária, mas acho que as pessoas não devem ser condições de vida igual, alguns se esforçam mais, outros menos. As pessoas precisam de oportunidades iguais para escolher e construir uma vida. E essa é a grande dificuldade... O único lugar em que eu encontrei igualdade de oportunidades foi no cristianismo.
Boa semana!!! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário