sábado, 21 de março de 2009

Um dia em Montpellier!!












Finalmente dia 19 de março chegou e eu fui para Montpellier compartilhar os dilemas da minha tese com meu orientador brasileiro.

Detalhe!!! Dia 19 de março ocorreram várias greves na França, inclusive de trem. Eles fizeram uma redução de 30% dos trens que circulam no interior na França. Felizmente, os meus trens de ida e volta não foram paralizados. Na verdade, até tinha me preparado psicologicamente para o caso de não conseguir ir ou retornar de Montpellier. Mas correu tudo bem, fui e voltei nos horários previstos.

Pela manhã, participei de um evento e no final rolou uma degustação de produtos da região: vinhos, queijos, patês, doces... tudo de bom!

Meu orientador fez um pós-doc no SupAgro em Montpellier e mantém vários contatos lá para o desenvolvimento de pesquisas sobre o setor vinícola. Uma das minhas possibilidades para estágio no Exterior era em Montpellier, mas eu acabei vindo para Marseille! O Prof. Jaime não resolveu meus dilemas, mas disse que eu deveria me dar mais tempo para ler, processar e então começar a escrever! Assim, vou lendo, escrevendo alguns artigos e amadurecendo as idéias para a tese.

Depois da nossa conversa, ele foi para uma reunião e pediu para um doutorando brasileiro me apresentar o SupAgro. Pense num cara gente boa... aliás, normalmente os pernambucanos são gente muito boa! Depois de apresentar o SupAgro, ele me levou conhecer o centro da cidade. Eu esqueci minha máquina, mas Deus providenciou um guia com máquina digital... hehehe Montpellier é a capital da região de Languedoc-Roussilon, mas é bem menor que Marseille. A cidade é muito bonitinha e mescla o antigo e o moderno. Adorei... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário