quarta-feira, 11 de março de 2009

Borboletas e minha ida para Paris...


O bater das asas de uma borboleta num extremo do globo terrestre, pode provocar uma tormenta no outro extremo no espaço de tempo de semanas. (Edward Lorenz)

Sempre que penso que poderia ter tomada essa ou aquela decisão diferente, lembro dessa frase da Teoria do Caos. Uma pequena decisão pode mudar tudo e nunca saberemos quais seriam as conseqüências de mudar um pequeno fato do passado no futuro. Logo, deixo o passado para trás e penso no que posso fazer diferente no presente. Não posso mudar meu passado, não posso prever meu futuro, mas sou responsável pelas minhas atitudes e decisões no presente!

Essa semana eu completei dois meses de França! Foi um bom período para resolver a burocracia, fazer novos amigos, estabelecer minha rotina na Universidade, acostumar minha mente a vários idiomas, me abrir para novas culturas e sabores, organizar algumas coisas dentro de mim. Passada essa fase, encerrada a desculpa da adaptação, retomei minha vida de doutoranda e todas as preocupações com a Tese! Depois de quase me perder no interessante mundo da Teoria da Complexidade, estou retomando o singelo caminho neo-positivista e quase linear!! As relações de causa-efeito são mais simples, embora eu sabia que o mundo é muito mais do que isso... mas estou cansada desse duelo teórico comigo mesma, quero simplificar minha vida!

É fato, a vida é complexa, mas há que se ter um olhar simples da vida. Então, em situações muito complexas, a melhor coisa a fazer é não fazer nada e deixar que o sistema se auto-regule! Lembrei do livro de Eclesiaste 3 (il y a un moment pour tout et un temps pour toute activité sous le ciel). É preciso dar tempo ao tempo... tempo de ler... tempo de processar... tempo de escrever! É exatamente o que vou fazer, vou dar um tempo em Paris! ;-)

De qualquer forma, minhas inquietações sobre a tese seguem até o dia 19 de março quando encontro meu orientador brasileiro em solo francês, espero que ele me ajude a encontrar um caminho ou pelo menos que não me traga mais inquietações! hehehehehe

Um comentário:

  1. Nada como um orientador globalizado... reunião acadêmica na França eh muito chique! Ainda estou tentando encontrar meu equilibrio: ha muito a ver, a conhecer no velho mundo, mas a tese e os artigos não podem ficar esperando. Gostei da reflexão! Abraços!

    ResponderExcluir