domingo, 12 de julho de 2009

Au revoir...




A hora de dizer "au revoir" nunca é fácil...

Essa semana partiu para novos destinos meu amigo Guillame, um dos meus primeiros amigos aqui em Marseille. Ele terminou os estudos na Euromed depois de três anos... Vai aproveitar para passar duas semanas com a família em Costa do Marfim e volta para Luxemburg para procurar emprego no mundo das finanças! Hoje pela manhã fui na igreja e fiquei triste pela falta do Guillame do meu lado. Nos conhecemos no caminho da igreja e normalmente eu sentava com ele nos cultos de domingo. Ainda lembro do Guillame nos meus primeiros dias em Marseille, com um francês e um inglês truncados... Acho que ele fazia um grande esforço para me entender!! hehehehe Mas conseguiu... Depois ele se acostumou e tornou o primeiro amigo a entender meu senso humor brasileiro, as piadas irônica com duplo sentido! Não é fácil ser engraçada na Europa...

Como diria um amigo indiano, pelo menos no francês não se diz "ADEUS"!! A gente fala "até uma próxima", "até nos revermos de novo"... na verdade "au revoir" não tem uma tradução exata para o português, mas o sentido seria mais ou menos esse! Não gosto muito desses momentos, mas percebo como é importante para nós termos alguém na estação pra dizer adeus na hora da partida. Tem gente que não gosta, confesso que também não gostava muito, mas acho que isso é importante e nos faz sentir queridos pelos amigos. Por isso, passei na Gare para dar o último adeus ao meu amigo.

No caso do Guillame, talvez ele volte para passar uns dias em Marseille em setembro... mas talvez eu não esteja aqui... Possivelmente a gente se desencontre! Afinal, são os encontros e desencontros da vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário