sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que mudou...



(Vieux Port e Notre Dame de la Guarde - Marseille/France)

Eu hoje joguei tanta coisa fora
Eu vi o meu passado passar por mim
Cartas e fotografias gente que foi embora.
A casa fica bem melhor assim

O céu de ícaro tem mais poesia que o de galileu
E lendo teus bilhetes, eu penso no que fiz
Querendo ver o mais distante e sem saber voar
Desprezando as asas que você me deu

Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares,
Mas de bailarinos
E de você e eu.
...
Adoro essa música dos Paralamas do Sucesso (Tendo a lua)! Às vezes é preciso jogar muitas coisas fora para se sentir melhor consigo mesmo... sobretudo sentimentos que não nos fazem bem, preconceitos que nos impedem de estabelecer novas relações e julgamentos baseados na nossa visão de mundo.

Eu não tenho como avaliar se mudei e o que mudei desde que cheguei aqui... Mas sei que mudei! Joguei muitas coisas fora e peguei outras pelo caminho.

Fisicamente sou praticamente a mesma, alguns vestidos mais curtos, cabelos mais compridos.... Queria perder uns quilinhos (ainda não perdi a esperança), mas por enquanto sigo com as curvas que Deus me deu... hehehe

Culturalmente, o velho mundo me tornou uma pessoa muito mais rica... Museus, igrejas, restaurantes.... a história impressa nos prédios e a diversidade cultural circulando por toda parte.

Emocionalmente, acho que perdi alguns medos, pois descobri que o ser humano tem uma capacidade incrível de adaptação. Fiz novos amigos de diferentes nacionalidades... Alguns amigos do Brasil se tornaram ainda mais próximos, outros se afastaram (natural, a distância tem dessas coisas) e outros seguem comigo mesmo de longe, com breves emails, comentários no blog e scraps carinhosos.


Sigo vivendo as contradições humanas... Tem dias que a saudade chega doer e eu quero atravessar o oceano nadando (o que seria um desastre porque eu nado muito mal). Tem dias que fico triste quando penso que na minha partida e que a França é uma curta fase da minha vida. De qualquer forma, é delicioso estar aqui, será delicioso voltar para o Brasil.... Aqui ou ali, viver tem sido uma delícia.

3 comentários:

  1. Olá Prof. querida, saudades de vc, adorei o seu blog, muito legalllllll, sucesso para vc tudo de bom, mais uma vez aprendi mais um pouquinho com vc, bjs.
    Diego Carvalho da Rosa
    Fui seu aluno na Facos ( Osorio ), cadeira de Logistica.

    ResponderExcluir
  2. Guria, que saudade de ti. Deixei um comentário em uma foto tua,mas depois que me dei conta que tem que salvar o comentário,ehehehe, por isso não ficou. Estou adorando acompanhar teu blog. Isso deveria virar um livro,hein? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oi filha,
    é muito bom saber o quando esta viagem está te
    fazendo bem.
    Que Deus a cada dia possa te dar clareza em toda
    esta multiplocidade de cultura.
    Que vc. possa sempre ser está pessoa maravilhosa
    que vc. é, e sempre melhorando pois o nosso Deus
    tem o melhor para os seus,
    te amo.

    ResponderExcluir