sábado, 5 de setembro de 2009

Aqui é o meu país...


Show do U2 em Sheffield
Foto: Fabio Reis

Estou de volta ao meu país, ainda que rapidamente, ainda que de passagem, eu voltei!

Depois de alguns posts falando sobre a minha contradição entre querer ficar e partir da França, eu devo confessar: não tem jeito, eu sou apaixonada pelo Brasil... e paixão não é racional. A gente não controla (mesmo que tente), a gente não explica (mesmo que busque motivos racionais), a gente sente! Um dia você acorda morrendo de saudades e pensa: agora é tarde, me apaixonei... É assim também com meu país! Eu saio, eu vou, eu volto e ele segue comigo...

Quando cheguei no aeroporto ainda misturava um pouco os idomas na minha cabeça (pardon? sorry? com licença?), mas me deliciava com a riqueza do nosso vocabulário e com a cadência dos diferentes sotaques. Eu podia pedir informação em português e eu estava consciente dos meus diretos e deveres, uma das principais dificuldades quando a gente mora em outro país. A gente pode até conhecer nossos direitos e deveres enquanto estrangeiros, mas aqui eu sou cidadã brasileira!!!

Penso que agora estou mais consciente dos problemas do nosso país, é claro que isso me incomoda, mas não me faz deixar de amá-lo. Como diria Carlos Drummond de Andrade: " Você pode ter muitos motivos para não amar uma pessoa, e apenas um para amá-la. Este prevalece".

E eu ainda tenho um milhão de motivos para amar o Brasil, afinal, aqui é o meu país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário