domingo, 10 de maio de 2009

A Bélgica...

Manneken pis (símbolo de Bruxelas)
Bruges

Grand Place (Bruxelas)


Museu da Música (Bruxelas)

Bicleta nas ruas de Bruges

Durante meus dias de viagem, a Bélgica foi um país que me surpreendeu positivamente! Eu visitei apenas Bruges e Bruxelas, mas gostei muito das duas cidades. O país tem aproximadamente 10 milhões de pessoas e a bicicleta é o meio de transporte mais utilizado pelo belgas, principalmente nas cidades menores. Um dos pratos típicos é batata frita com uma mistura de maionese. Na verdade, os belgas disputam a autoria da batata frita com os franceses. No campo do doces, os chocolates belgas também são famosos... Mas o que eles entendem mesmo é de cerveja, principalmente as cervejas especiais, algumas com receitas de monges trapistas. Por sinal, o clero teve uma grande contribuição no campo das bebidas alcóolicas... A champanhe devemos a Dom Perignon, nos vinhos, temos o grand cru Chateauneuf du Papa e nas cervejas, a contribuição dos monges belgas. Os belgas também são excelentes com madeira, as esculturas em madeiras são lindas!

Bruges é um pequena cidade, cortada por rios e lotada de turístas. Encontrei até uma família de brasileiros... A igreja do sangue sagrado é muito bonita, mas a principal atração é um manto com o "sangue de Cristo", que as pessoas pagam uma contribuição para tocar na redoma de vidro em que este se encontra. Particularmente, acho que o manto não era de Jesus e se for, ele não ficaria muito feliz com esse tipo de comércio na igreja, mas enfim. Agora a escultura "Madona e o Menino" de Michelângelo em outra igreja é realmente espetacular. Além disso, a sala gótica na prefeitura da cidade é uma das mais lindas que vi nos meus quatro meses de Europa! Fora isso, andar nas ruas da pequena Bruges foi uma delícia.

Bruxelas, a capital do país, o ambiente é bem diferente. Um grande cidade, não muito turística, mas com lugares bem interessante. Acho que morar em Bruxelas deve ser interessante, exceto pelo frio belga. O que impressiona em Bruxelas é a Grand Place, com prédios lindos e vários restaurantes, mas o que eu mais gostei foi o museu da música com centenas de instrumentos, quem gosta de música, sem encanta! O símbolo da cidade é o Manneken pis, uma pequena fonte com a estátua de um menino fazendo pipi... A fonte é lotada de turistas para ver uma pequena escultura de bronze de um menino fazendo pipi! Eu tive que ir também para provar que estive em Bruxelas! hehehe Paris tem a Torre Eifel, os belgas tem o Manneken. Eu prefiro a torre!! hehehe

De Bruxelas seguimos para Amsterdam... que eu conto em outro pôr do sol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário