sexta-feira, 8 de maio de 2009

Novidades da França em dia de feriado... de novo!!





Oi pessoal...

Então, hoje é feriado na França de novo!! Não me pergunte de quê, porque são tantos feriados em maio, que me perdi nas datas.

Essa semana eu finalmente recebi meu "titre de sejour", concedido aos estrangeiros que vão ficar mais de seis meses na França! É uma carta que atesta que você é residente no país e possibilita sair da comunidade européia e receber alguns auxílios como CAF (para moradia). A minha carta levou quatro meses mais chegou, conheço casos de pessoas que receberam quando já estavam no Brasil.... inacreditável, mas bem-vindo à França! ;-) Adoro esse país, mas como o Brasil tem coisas positivas e negativas.

Depois de passar pela Bélgica, Holanda e Alemanha. Tenho certeza que a França, e especialmente Marseille, é um lugar muito bom para viver e vou explicar os meus motivos:
1) o clima é ótimo, temos sol praticamente todos os dias, mesmo no auge do inverno!
2) a cidade tem praia e as pessoas no verão saem do trabalho às 17h para ficar na praia até às 21h!
3) as pessoas são simpáticas e gentis com os estrageiros, até porque aqui tem muito estrangeiro!
4) a diversidade cultural me encanta... você encontra de tudo pelas ruas me Marseille.
5) a comida é maravilhosa e mais saudável. Na verdade, a culinária mediterânea é muito interessante.
6) posso assistir o pôr do sol no mediterrâneo... e o azul do mediterrâneo é lindo!! os vários tons nas pedras brancas das calanques.
Apesar de todas essas belezas naturais, da culinária e da diversidade cultural, tem dias que a saudade aperta e o mar azul me faz chorar... Mas eu volto logo!
De qualquer forma, até dezembro estou por aqui... esperando a visita dos amigos!!
à tout à l´heure... bisou ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário