quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nos alpes suíços!!

Nas ruas de Genebra!
Uma partida de xadrez no parque...

O jato d´àgua!


Relógio de Flores no jardin des anglais!



A sede da ONU na Europa.

O muro da reforma!

Em Grenoble (França) e ao fundo, os alpes!!


Este final de semana fui para Genebra, uma cidade surpreendente!!!

Adorei passear pelas ruas estreitas, com praças cheias de pequenos restaurantes e cafés, jardins floridos, um lago com um enorme jato d´àgua. Genebra se denomina a "cidade do refúgio", pois nos séculos XVI e XVII abrigou milhares de protestantes que fugiam das perseguições religiosas em seus países. Em 1536 tornou-se a capital européia do protestantismo, quando a população de Genebra aderiu em massa ao protestantismo e a catedral católica de St. Pierre se tornou uma catedral protestante. Ainda hoje, por todos os lados da velha cidade encontram-se templos protestantes, como ainda não tinha visto pelas minhas voltas na França.

Parada obrigatória é o Museu Internacional da Reforma, pequeno, mas muito bem organizado, com tecnologias interativas. O museu é maravilhoso do ponto de vista histórico. Além do Museu, numa das principais praças da cidade está o Muro da Reforma. A vista da Catedral de St. Pierre também é linda e lá está a cadeira de Calvino, numa ruela passei em frente a casa em que ele morreu e tomei uma cerveja "Calvinus" na praça mais antiga da cidade "Place du Bourg-de-Four"... sem contar no relógio de flores no jardin des anglais e a sede da ONU, agora apenas para a Europa. Por sinal, peguei até um protesto na frente da ONU.

A cidade realmente me encantou!!!

Agora o que me chamou a atenção... em vários pontos da cidade eu vi fontes de água potável, o que ainda não tinha visto em outras capitais européis. Em um dos parques, me deparei com um jogo gigante de xadrez para a população... Também me surpreendeu o número de brasileiros que não tinham cara de turistas. Fazia tempo que não ouvia tanto português como em Genebra, não sabia que a cidade era tão procurada por brasileiros.

Depois do final de semana encantador, fui para Grenoble, cidade em que boa parte dos professores da Administração da UFRGS fizeram doutorado. A cidade é pequena e muito universitária. Fui participar de um congresso e no final dei uma escapadinha para subir na bastilia pelo teleférico urbano mais antigo da Europa, um mini-pão de açucar!! hehehehe A vista dos Alpes compensa o medo de altura...

Amanhã é feriado, mas vou trabalhar em casa. Depois de tantas pequenas viagens, uma pilha de artigos me aguarda!

Um comentário:

  1. Lindo mesmo.

    Um beijao e fica com Deus.
    att,
    chrystian marques silva

    ResponderExcluir