terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O ônibus... e a calma do francês!

Pegar ônibus em Marseille revela um pouco da cultura do sul da França!
E o que mais me chamou a atenção é a paciência com que eles levam a vida...
Parece que eles nunca estão com pressa! Você aperta o botão da parada e aguarda sentado, quando o motorista pára, aí que o passageiro levanta e se desloca até a saída. Calmamente...
Como aqui não tem cobrador, o motorista procura troco, entrega o ticket e os demais passageiros aguardam! Ninguém reclama.... a galera parece que está acostumada a esperar!
Para atravessar as ruas é a mesma coisa, não me lembro de nenhum pedestre atravessando o sinal vermelho. Todos esperam pacientemente o sinal abrir... nas ruas menores, sem sinaleira, os carros param pra gente passar!
Se eles não podem te atender, se não vão trabalhar naquele dia: Je suis desolé!
O correio da Universidade está fechado para férias e ponto!! Procure outro... c´est la vie...
Também achei as pessoas mais pacientes na fila do supermercado. Esses dias, no carrefour, uma moça me cedeu lugar na fila, porque eu compraria menos itens que ela. Incrível...
Estou tentando entrar no clima... ter menos pressa em tudo, fazer uma coisa de cada vez, ser mais paciente é um exercício e a França parece ser um excelente lugar para exercitar a paciência...

Au revoir...

2 comentários:

  1. Bah! Isso deve ser terapêutico! Eu precisava de algo assim... Estou exausto da correria daqui...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Acho que aqui não ia dar certo, toda essa calmaria.Aproveita!!!

    ResponderExcluir